Politécnico de Coimbra desenvolve projeto de aplicação de proteínas na melhoria de alimentos

Escola Agrária utiliza a tecnologia de separação por membranas para obter proteínas e aromas com aplicação na alimentação humana e animal.

MobFood

O MobFood é um projeto de mobilização de conhecimento científico e tecnológico que visa responder aos desafios relacionados com a promoção de uma indústria alimentar nacional mais competitiva.

Carlos Dias Pereira, docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), refere que «com este projeto pretendemos centralizar o setor alimentar no consumidor, por meio da abordagem das áreas indispensáveis para o desenvolvimento da indústria agroalimentar e de uma gestão eficiente de recursos».

A ESAC-IPC desenvolve, por um lado, processos de separação por tecnologias de membranas, nomeadamente a ultrafiltração e a nanofiltração, com vista à valorização de subprodutos das indústrias da carne e do pescado. A aplicação destas tecnologias permitirá recuperar proteínas e aromas com aplicação na alimentação humana e animal.

Por outro lado, a ESAC-IPC trabalha também na procura de soluções para os subprodutos hortofrutícolas. Integra o “PPS2 - Resíduos e Utilização Eficiente de Recursos”, que envolve as seguintes empresas: ITS - Indústria transformadora de subprodutos, SEBOL - Comércio e indústria de sebo, A Poveira, Primor, Vitacress e várias entidades do sistema científico e tecnológico. 

Com três pilares essenciais, “Segurança Alimentar e Sustentabilidade”, “Alimentação para a Saúde e Bem-estar” e “Alimentos Seguros e Qualidade, o projeto procura reforçar a cooperação entre os setores empresarial e não empresarial, a fim da criação de novos Produtos, Processos ou Serviços (PPS) ou tecnologias.  

Como produtos finais do MobFood salienta-se a criação de: ingredientes com potenciais nutricional e funcional validados para aplicação humana (alimentação, cosmética e biomédica) e animal; aromas para aplicação na alimentação humana e animal; lípidos funcionais; preparados congelados e desidratados vegetais com valores nutricionais e funcionais; produtos inovadores com base nos ingredientes anteriores para a indústria alimentar (carne, peixe e vegetais), para alimentação animal e para aplicações cosmética e médica; serão também desenvolvidos diferentes processos integrados de recuperação de água e valorização de efluentes.

Promovido pelo Portuguese Agrofood Cluster – presidido pela PortugalFoods – o projeto resulta de um consórcio entre o Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), outras entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e diversas empresas em representação de todo o setor agroalimentar português.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip