PDR 2020: atrasos das Medidas Florestais colocam em causa desenvolvimento do setor

A ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, a Resipinus - Destiladores Exploradores Resina, a Baladi - Federação Nacional dos Baldios, a Associação Florestal Agri-Riba Maçãs, a APFCFCR - Associação dos Produtores Florestais de Figueira de Castelo Rodrigo, a AFLOBEI - Associação de Produtores Florestais da Beira Interior, a Cooperbasto - Cooperativa Agrícola De Basto, e a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

São estas as oito associações que tomaram esta sexta-feira (24 de julho) uma posição conjunta no âmbito das Medidas Florestais do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

Uma medida, salientam em comunicado, que visa o apoio e investimento ao setor primário, «em todas as suas vertentes, no entanto, os atrasos a que assistimos ao nível do setor florestal, voltam uma vez mais a colocar em causa o correto desenvolvimento do setor».

Recordam que «as Medidas Florestais estavam programadas para ter início em março de 2015, tendo apenas, até à data, aberto um concurso, com um prazo limitativo e desenquadrado das ações a desenvolver».

«A atividade florestal é sazonal, pelo que o atraso na abertura dos concursos para arborização e rearborização, implicam pelo menos mais um ano sem investimento. Mais de um terço do orçamento destinado ao setor florestal até 2020, já está comprometido com a única medida aberta e com a chamada época de transição», acrescentam.

As oito associações realçam que «o deficit de matéria-prima aliado a um investimento de longo prazo, fragilizam por completo a sustentabilidade da floresta portuguesa» e que «as questões florestais devem atender às especificidades do setor, nomeadamente atendendo às épocas específicas de execução dos trabalhos e não se devem subjugar meramente a processos administrativos».

No mesmo comunicado lê-se ainda que «os timings da floresta exigem a modalidade de “balcão aberto” e não se coadunam a períodos curtos de concursos, tendo sido este um dos principais constrangimentos identificados no anterior Quadro Comunitário de Apoio, que volta agora a ser aplicado».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip