Paul do Boquilobo mantém-se na Rede Mundial da UNESCO

A UNESCO, através do Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB, reunido no dia 19 de março de 2016, em Lima, no Peru, decidiu favoravelmente as adaptações propostas pelo órgão de gestão da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, situada entre os rios Tejo e Almonda, arredores da Golegã.

boquilobo

Foi considerado que «o plano de gestão, o zonamento e a participação dos agentes locais, se enquadram nas recomendações anteriormente solicitadas, pelo que se conclui que a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo se enquadra nos critérios da regulamentação estatutária da rede mundial do Programa MaB».

Esta decisão reconhece, além do elevado potencial de conservação do Paul do Boquilobo, a singularidade e sustentabilidade de uma vasta área rural que inclui também a agricultura, outras atividades económicas e aglomerados populacionais.

Com esta decisão é também reconhecido um modelo de gestão inovador que inclui entidades públicas e privadas, suportado por um conselho consultivo composto por vários representantes da comunidade local, ensino, investigação, autarquias, atividades económicas, associações de desenvolvimento local e empresas.

As adaptações aceites incluem ainda um acréscimo significativo da área total da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo assim como um novo zonamento.

O órgão de gestão sublinha a «importância do envolvimento e contributo de todos os parceiros nesta nova estratégia de desenvolvimento da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo».

Considera que esta «é uma oportunidade para favorecer a conservação da paisagem, dos ecossistemas e das espécies, fomentando o equilíbrio entre a natureza e o desenvolvimento social, cultural, e económico, promovendo o desenvolvimento sustentável» e acredita que esta confirmação do estatuto para a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo «vai permitir incorporar num território que compreende as Freguesias de Riachos, Golegã, Azinhaga, Pombalinho e Brogueira, as mais-valias da chancela da UNESCO».

Recorde-se que a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo foi a primeira área portuguesa a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, sendo reconhecida como uma amostra representativa das zonas húmidas de elevado valor, onde se procuram formas de conciliar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip