OMS: carne processada é cancerígena e carne vermelha provavelmente» também

carne

A ingestão de carne processada é cancerígena para os intestinos e a carne vermelha – de vaca ou porco – provavelmente também o é, alertou esta segunda-feira um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC), pertencente à OMS, colocou os cachorros-quentes e o presunto no mesmo grupo de substâncias carcinogénicas (grupo 1) do tabaco, do amianto e dos gases de escape emitidos pelos motores a gasóleo, para os quais existem «provas suficientes» de ligação ao cancro.

«Para um indivíduo, o risco de desenvolver cancro colo retal por consumir carne processada é pequeno, mas o risco aumenta à medida que aumenta a quantidade de carne consumida», disse Kurt Straif, da IARC, em comunicado.

A carne vermelha, onde a IARC inclui a carne de vaca, de borrego ou de porco, foi classificada como carcinogénico «provável» (no grupo 2A), lista em que já está o glifosato, uma substância que integra muitos herbicidas.

«Estes resultados confirmam as recomendações actuais de saúde pública para se limitar o consumo de carne», comentou Christopher Wild, diretor da IARC.

A classificação menos gravosa das carnes vermelhas como carcinogénico reflete a existência de «provas limitadas» de que provocam cancro.

A IARC encontrou essa ligação principalmente para o cancro dos intestinos, mas também observou a existência de uma associação com os cancros do pâncreas e da próstata.

Fonte: Reuters/AFP/Agronegócios 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip