Novo serviço de apoio à sustentabilidade ambiental para empresas

O projeto AHFES (Ecossistema de alimentos saudáveis no Espaço Atlântico), tem um novo serviço de apoio às PMEs do setor da alimentação saudável para apoio à adoção de práticas de produção, distribuição e comercialização mais sustentáveis.

Trata-se de um programa inovador, que tem sido desenvolvido em Portugal pela InovCluster e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, aos quais se junta, este ano, o parceiro Colab4Food, com o intuito de desenvolver esta nova atividade de apoio à implementação de práticas ambientalmente mais sustentáveis.

O projeto, iniciado em março de 2019, tem providenciado programas de formação e serviços gratuitos de apoio à Inovação, Internacionalização, Gestão e Marketing às PMEs do setor da agroalimentar de Portugal, Espanha, França, República da Irlanda, Irlanda do Norte e País de Gales.

Dirige-se essencialmente a empresários e profissionais do setor agroalimentar que operem no segmento da alimentação saudável, ou que pretendam integrá-lo, e é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de especialistas internacionais, contribuindo para a criação de um ecossistema de apoio ao desenvolvimento do setor e do aumento da competitividade das empresas.

Até agora o Projeto AHFES beneficiou do apoio de 1,2 milhões de euros da União Europeia através do programa INTERREG ATLANTIC e do FEDER, vendo agora aprovado um financiamento adicional de 235 mil euros para o desenvolvimento dos serviços de apoio à introdução de práticas mais sustentáveis de produção, garantindo assim a continuidade do projeto até fevereiro de 2023.

De acordo com Christelle Domingos, Diretora Executiva da InovCluster, “a nova valência do projeto AFHES, vocacionada para o setor da alimentação sustentável, surge ancorada de forma natural àquilo que são as necessidades e preocupações crescentes dos produtores, na premissa de incorporar reais compromissos com a sustentabilidade. Assim, encaramos como essencial a criação de um novo serviço de apoio às empresas para a adoção de práticas mais sustentáveis, numa altura em que o consumidor tem um olhar cada vez mais exigente e sensível para as questões ambientais. O projeto AHFES adota uma abordagem prática e fácil de capacitação das empresas com um enfoque nos desafios atuais e nos benefícios para as mesmas na introdução de inovação e de novos conceitos nas suas formas de trabalhar.”

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip