Ministro da Agricultura aprova novos projetos de regadio

Antes de cessar funções, Capoulas Santos, ministro da Agricultura até à indicação da próxima ministra, Maria do Céu Albuquerque, aprovou dois novos projetos de regadio integrados no PNRegadios (Programa Nacional de Regadios).

O valor de apoio situa-se nos 30 milhões de euros e os dois projetos vão beneficiar os concelhos de Santiago do Cacém e Viana do Alentejo, numa área total de 5327 hectares, que passa a integrar o Perímetro de Alqueva, contribuindo para o seu alargamento de 120 mil para 170 mil hectares. A iniciativa do PNRegadios é financiada pelo Estado, através de empréstimos com o BEI (Banco Europeu de Investimento) e o CEB (Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa).

O montante será investido no Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo, e no respetivo Bloco de Rega, e na Ligação ao Sistema de Adução a Morgavel e à Albufeira de Fonte Serne.

Em comunicado, o ministério da Agricultura afirmar tratar-se de "uma importante componente do PNRegadios, cuja primeira fase está já em execução, e que visa a mitigação dos efeitos das alterações climáticas sobre a agricultura, dotando o país de mais reservas de água e de melhores e mais eficientes sistemas de aproveitamento. Outro dos objetivos deste Programa é o aumento da produtividade e da competitividade da agricultura nacional, contribuindo para o aumento das exportações e para a substituição de importações por produção nacional".

É expectável que a primeira parte do PNRegadios esteja concluída até 2023, prevendo-se que sejam criados 100 mil novos hectares de regadio e 10 mil novos postos de trabalho. O investimento público irá situar-se nos 560 milhões de euros.

Esta foi a última medida de Capoulas Santos enquanto ministro da Agricultura. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip