Ministra da Agricultura preocupada com a falta de água em Portugal

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, marcaram presença numa conferência de imprensa no final de uma reunião da Comissão Interministerial da Seca, em Lisboa.

Ministra da Agricultura

As duas áreas de governo vão começar, a partir de 30 de novembro, a reunir-se com representantes dos setores que mais água consomem: autarquias, agricultura e setor turístico do Algarve. 

A ministra afirmou que «a seca severa não é conjuntural», pelo que se exigem medidas concretas para conter o consumo de água, adaptando as culturas à disponibilidade da água e garantir a eficiência no uso deste recurso.

Maria do Céu Albuquerque disse que «não se augura nada de melhor» para os próximos anos na disponibilidade de água, o que é especialmente relevante para a agricultura, que consome 74% da água utilizada em Portugal.

Segundo Matos Fernandes, é preciso «mudar o perfil do consumo em Portugal, em diálogo com todos», porque chove cada vez menos e já não se pode contar com anos melhores para compensar os piores.

A seca é particularmente grave no sul do Continente, tendo Matos Fernandes referido que já estão suspensas novas licenças para captação de água a sul do Tejo e que se expandirá a utilização de águas residuais tratadas na rega e na lavagem de ruas.

O ministro referiu que a situação «é hoje melhor do que no período homólogo de 2017, mas o problema é estrutural». Por isso, «não nos enganemos com a chuva que caiu nas últimas horas e que vai continuar a cair».

O governo acredita que, após a seca de 2017, Portugal está mais bem preparado para fazer face à seca em 2019. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip