Ministra da Agricultura pede a reabertura dos mercados municipais

O Ministério da Agricultura enviou uma carta a todas as comunidades inter-municipais e Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) onde expunha a necessidade de reabrir os mercados municipais e locais. Contudo, as regras sanitárias continuam a receber a maior atenção e as condições de segurança devem ser estabelecidas. 

Agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, reforçou essa ideia na última reunião do Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de Abastecimento de Bens nos Sectores Agroalimentar e do Retalho em Virtude das Dinâmicas de Mercado.

Segundo a própria, os pequenos produtores apresentam fragilidades pelo encerramento de restaurantes, de hotéis e dos mercados locais, tornando-se essencial sensibilizar as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia para que volte a haver mercados locais, o que ficou explícito no decreto-lei que prolonga o estado de emergência. Contudo, as regras sanitárias e de segurança alimentar devem ser seguidas à risca. Segundo a titular da pasta da Agricultura, estes mercados podem ser realizados, desde que seja garantida a segurança de quem compra e de quem vende.

Foi ainda alterada a portaria que regula as cadeias curtas entre o produtor e o consumidor, permitindo que as Câmaras Municipais, as Juntas de Freguesia, as cooperativas, as associações de agricultores possam organizar a relação entre quem compra e quem vende, nos mercados, em pontos de entrega de cabazes de produtos ou na entrega ao domicílio.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip