Mesa Redonda sobre “Inovação e tecnologia em agricultura: da agricultura de precisão à agricultura digital”

No próximo dia 18 de janeiro, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora volta a debater questões relacionadas com ambiente e agricultura numa Mesa Redonda. Desta vez o debate terá como tema “Inovação e tecnologia em agricultura: da agricultura de precisão à agricultura digital” e vai reunir investigadores da academia e do setor empresarial.

Os convidados são:

  • José Rafael da Silva, Professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, Investigador do MED e Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Tecnologia Agrícola e Eficiência Energética”;
  •  André Garcia Sá, Professor do Instituto Politécnico da Guarda, Diretor da Licenciatura em Engenharia Topográfica;
  • Cátia Pinto, Diretora Executiva da Associação SFCOLAB - Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura;
  • Nuno Silva, Engenheiro na AlticeLabs - Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e mestre em Telecomunicações para a Indústria. 

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível assistir online, por Zoom (link aqui).

O debate irá centrar-se na inovação e na transformação digital que a agricultura tem sofrido, muito impulsionada pelo aumento da população mundial combinado com o efeito das alterações climáticas e escassez de recursos. É essencial que a agricultura acompanhe os avanços na tecnologia e se torne o mais eficiente possível, rentável, segura e com baixos impactos ambientais.

Atualmente já temos ao nosso dispor drones, sensores, GPS, imagem de satélite, entre outros, que permitem dar respostas atempadas e focadas. Hoje em dia podemos regar uma planta exatamente com o que ela precisa e quando precisa, podemos adubar no momento exato e com a quantidade exata. Imagine os recursos que se podem poupar se todo o setor agrícola se modernizar!

No entanto, a aplicação da tecnologia em agricultura tem ainda várias barreiras que têm de ser ultrapassadas, desde barreiras sociais pela dificuldade de mudança de mentalidade dos agricultores mais tradicionais, à falta de formação adequada, até às barreiras que se prendem com a conexão e comunicação que muitas vezes impedem ainda o sucesso da aplicação da tecnologia. 

Tudo isto será discutido neste debate, marque este dia na sua agenda e participe na discussão.

As Mesas Redondas do MED estão integradas na iniciativa “MED às 4as”, as sessões de ciência com café promovidas pelo MED na Universidade de Évora (e transmitidas online) e são abertas a todos os interessados. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip