Menos de 1% da superfície mundial cultivada é olival

olival

A superfície mundial de olival supõe apenas 0,7% da área total cultivada no planeta, que é de 1.600 milhões de hectares, dos quais, 80% de regadio e 20% de sequeiro.

Cerca de 70% da superfície mundial de olival é de regadio, enquanto de sequeiro ocupa penas 30% do total.

Estes são alguns dos dados traçados pelo diagnóstico internacional do setor de elaboração de azeite desenvolvido por diversos especialistas da Universidade de Jaén (UJA) na linha de investigação “olival Tradicional e Competitividade”, dirigida pelo presidente do GEA Westfalia Separator Ibérica, Juan Vilar.

O professor da UJA fez uma apresentação sobre este tema no Mestrado de Olival, Azeite e Saúde da entidade universitária, na qual expôs a situação atual do cultivo de olival.

Entre outros dados, explicou que 72% do olival mundial corresponde ao sistema de cultura tradicional, o intensivo, em todas as suas vertentes, pouco mais de 25% e o olival superintensivo, com tendência ascendentes, supõe perto de três por cento.

Do mesmo modo, Juan Vilar manifestou que, nos últimos 20 anos, o destino de terras para agricultura em termos absolutos revela um aumento de 20% e no que se refere ao olival, com um crescimento de quase 35%.

A subida da produtividade do olival também foi maior. «Enquanto, em termos gerais, a produtividade agrícola aumentou entre 150 e 200% nas duas últimas décadas, o crescimento na olivicultura chegou a alcançar quotas de 400%, principalmente devido ao uso de regadio e a intensificação da cultura».

Vilar destacou ainda a importância desta informação de âmbito internacional, «já que fornece informação vital para os profissionais que trabalham no setor oleícola», já convertido num mercado de caráter global.

O Grupo GEA gera mais de 400 postos de trabalho na Península Ibérica e possui onze centros de trabalho em Espanha e Portugal situados em importantes núcleos económicos, como Lisboa, Madrid, Barcelona, Valencia, Huelva, Úbeda e Vigo.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip