Marcelo destaca "milagre" da agricultura portuguesa na FNA em Santarém

O Presidente da República disse este sábado, na inauguração da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, que a agricultura portuguesa «fez um milagre», ao ter sido capaz de «dar a volta em condições difíceis».

fna

Salientando a evolução do certame que inaugurou este sábado, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que os agricultores portugueses souberam, «com uma crise pelo meio», reorganizar a produção, montar novos circuitos de distribuição, «exportar mais e melhor, produzir com cada vez mais qualidade», para o que contribuiu terem-se ligado à investigação.

«É por isso que temos dos melhores produtos do mundo», disse, citado pela Lusa, dando o exemplo do vinho, tema da Feira Nacional da Agricultura (FNA) deste ano.

O chefe de Estado fez uma demorada visita à 56.ª Feira Nacional da Agricultura/66.ª Feira do Ribatejo, que decorre até dia 16 com "A Vinha e o Vinho" como tema, destacando o «simbolismo» da decoração feita na praça de acesso ao centro de exposições, com quatro talhões que representam as vinhas do Douro e do Pico (ambas Património da Humanidade), mostram uma centena das mais de 200 variedades de vinha e um sistema de rega atual.

«De ano para ano há um salto qualitativo», disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente salientou o «sucesso» dos vinhos portugueses, relatando como se tornaram presente obrigatório para chefes de Estado que visitam o país e de como famílias estrangeiras viajam pelo país de automóvel para poderem levar vinho português para os seus países. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip