Mangualde: a viticultura do Dão em debate

O quarto seminário, inserido no âmbito do ciclo “Fóruns de Modernização de Agricultura”, decorreu esta terça-feira, 4 de junho, no auditório da Caixa Agrícola de Mangualde – Caixa Agrícola de Vale do Dão e Alto Vouga.

mangualde

O tema em debate foi a Viticultura, num evento que debateu os mais variados aspetos da cultura na região do Dão e também no país.

Entre os oradores estiveram Pedro Rodrigues, do Instituto Politécnico de Viseu, António Mendes, presidente da Cooperativa Agrícola de Mangualde, Firmino Cordeiro, diretor geral da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), José Rafael Silva, da Agroinsider, Miranda Miguel, da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze e João Azevedo, presidente da Câmara de Mangualde.

Pedro Rodrigues apresentou, na sua intervenção, a Viticultura do Dão e o papel de I&D na mesma. «O vinho do Dão é produzido só em alguns concelhos e a maior parte desse vinho é certificado. Quando falamos de castas existe uma variedade muito grande, com mais de 40 castas brancas e 30 tintas e 4 rosés», disse, realçando igualmente a problemática das alterações climáticas na vinha do Dão.

«Atualmente as vinhas estão sujeitas a stress hídrico e é muito difícil saber o que será o clima no futuro na região, sendo que o Dão é uma região heterogénea», salientou.

António Mendes, da Adega Cooperativa de Mangualde, apresentou a adega e a sua relação de sucesso com o mundo rural bem como a forma como abordam a sua presença no setor do vinho.

Já Miguel Miranda apresentou a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, em Moçambique, explicando que o principal objetivo visa promover o desenvolvimento económico, social e sustentável do vale do Zambeze.

Firmino Cordeiro, da AJAP, destacou a necessidade de estabelecer e criar parcerias além fronteiras e António Mendes, em representação do Presidente da Comissão Vitivinícola do Dão, abordou as negociações do novo quadro comunitário para o pós-2020.

O encerramento do evento esteve a cargo de João Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, falando da importância das temáticas abordadas no seminário sobretudo para a agricultura da região.

O evento inseriu-se no âmbito dos Fóruns de Modernização de Agricultura, que decorrem nos próximos meses, de norte a sul do país, numa organização conjunta do Crédito Agrícola, Portal Agronegócios, AJAP e da Agroinsider.

O objetivo desta iniciativa visa debater os desafios atuais que se impõem à modernização da Agricultura e à partilha de ferramentas inovadoras e soluções de apoio a uma resposta à altura.

Recorde-se que já se realizaram três seminários, o primeiro a 8 de maio, no Fundão, dedicado ao tema da cereja, e o segundo, em Paderne, concelho de Albufeira, onde se debateu a Fruticultura, e em Beja, a 28 de maio, onde o tema central foi a Olivicultura. 

Fotos: Daniela Faria

mangualde

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip