Lipor associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR)

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) 2021 decorrerá de 20 a 28 de novembro e terá como temática "Comunidades Circulares". As inscrições nesta iniciativa, à qual a Lipor se associa, podem ser feitas até 12 de novembro.

Este ano, a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos desafia-nos a agir em conjunto para moldar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos. Estes tempos difíceis destacaram o papel que as pequenas comunidades podem desempenhar na transição para padrões de consumo e produção sustentáveis. Todas as organizações (ONGs, empresas, estabelecimentos de ensino, autoridades públicas), bem como os cidadãos que participam na prevenção de resíduos, reutilização, reciclagem e compostagem devem ser envolvidos para atingir as metas de desperdício zero. 

Dando o pontapé de saída para esta iniciativa, a Lipor promoveu no passado dia 29 de setembro, o Programa de Formação para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, destinado a todos os proponentes de ações para a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa pretendeu explorar e fornecer ferramentas práticas sobre o tema selecionado da EWWR 2021 “Comunidades Circulares” e promover e divulgar boas práticas entre os parceiros. De destacar também o reconhecimento da LIPOR e dos seus Municípios Associados das Melhores Ações dinamizadas em 2020 na sua área de atuação. Uma ação em cada categoria (Autoridade Pública, ONG, Empresa, Estabelecimento de Ensino e Cidadão Individual) foi selecionada, tendo como base os critérios de Originalidade, Abordagem ao tema da EWWR, o Alcance e Impacto na comunidade.

As inscrições para a Semana Europeia da Prevenção estão abertas até 12 de novembro aqui.
Mais informações sobre esta iniciativa na página oficial da EWWR.

Recorde-se que no passado dia 29 de setembro assinalou-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip