Lançado projeto de “Turismo Criativo” nas áreas rurais

O projeto CREATOUR - “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”, apoiado por fundos europeus (através do COMPETE2020, POR Lisboa, POR Algarve) e pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, é uma iniciativa, incubadora/demonstração e de investigação multidisciplinar, que apoia processos de investigação colaborativa.

mundo rural

O projeto de três anos visa ligar os setores cultural/criativo e turístico através do desenvolvimento de uma abordagem integrada de investigação e aplicação para catalisar o turismo criativo nas pequenas cidades e nas zonas rurais de todo o país.

O projeto procura propostas de todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionem desenvolver e implementar projetos de turismo criativo e que pretendam colaborar com investigadores da área.

Desta chamada serão selecionadas 5 ideias de projeto de turismo criativo em cada região:

- para desenvolver iniciativas-piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos, com a colaboração do projeto CREATOUR;

- para participar em IdeaLabs (eventos) regionais e nacionais onde estas iniciativas-piloto deverão ser reajustadas, apresentadas e discutidas.

Cada ideia será desenvolvida com mais detalhe durante um IdeaLab regional, na primavera de 2017, apresentada num IdeaLab nacional, em maio de 2017, e implementada no verão de 2017.

Serão privilegiados os projetos que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos.

Data Limite para Submissões: 15 de janeiro de 2017.

Saiba mais aqui

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip