Kiwi em debate em Felgueiras

A Casa das Artes, em Felgueiras, é palco nos dias 17 e 18 de abril, da terceira edição do Congresso Nacional do Kiwi.

Um evento organizado pela Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK) que visa discutir os principais problemas e desafios que se colocam à fileira.

A sessão de abertura (no dia 17) conta com as intervenções de Fernando Sá, Presidente da APK, Casimiro Alves, presidente de Terras de Felgueiras, Caves Felgueiras e Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.

A manhã do primeiro dia de trabalhos é dedicada à discussão de temas como a polinização assistida, a gestão da produção, as novas variedades e suas implicações sendo que no final dos trabalhos da manhã está prevista a intervenção da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

A inovação, o processo de produção, a conservação depois das colheitas, os problemas fitossanitários, os benefícios do kiwi para a saúde e a temática do kiwi português de 2015 a 2020 são alguns dos temas em debate neste Congresso.

Produtores, organizações de comercialização, técnicos, potenciais produtores e empresas do setor assim como algumas entidades estrangeiras vão, assim, debater assuntos de interesse comum da fileira.

Paralelamente decorrem outras atividades como exposição de empresas que trabalham com o setor do kiwi, visita guiada a pontos turísticos de Felgueiras e um Jantar de Gala.

A AGROTEC é media partner do conclave e marcará presença no evento com a sua oferta editorial.

Recorde-se que Portugal e Espanha consomem cerca de 120 mil toneladas de kiwis todos os anos, mas juntos produzem pouco mais de 34 mil toneladas. Franceses e italianos são líderes europeus com a produção de 400 mil toneladas anuais.

Saiba mais aqui.

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip