Jornadas ECOPINE: o pinhal-bravo como fornecedor de serviços do ecossistema

No próximo dia 7 de setembro, das 10h às 17h, decorrem as “Jornadas ECOPINE - O pinhal-bravo como fornecedor de serviços do ecossistema” em Coimbra (no auditório do Centro de Ciência Viva). As inscrições podem ser efetuadas a partir deste link. (Os lugares são limitados e as inscrições aceites por ordem de chegada).

A floresta é cada vez mais enquadrada social e politicamente como um fornecedor de serviços de ecossistema. Qual é o enquadramento do pinhal-bravo neste contexto?

Estas jornadas irão abordar o potencial do pinhal-bravo no fornecimento de serviços de biodiversidade e sequestro e armazenamento de carbono.

O principal objetivo é divulgar informação, suportada no melhor conhecimento científico disponível, de caracterização do pinhal-bravo como fornecedor de serviços de ecossistema e identificar lacunas de conhecimento.

Esta será, ainda, uma oportunidade para debater a gestão do pinhal na perspetiva de integrar o fornecimento de serviços do ecossistema e de produtos lenhosos e não lenhosos, nomeadamente responder a questões como: Quais os trade-offs? Ou como gerir com flexibilidade de adaptação aos mercados de produtos e serviços?

Consulte o programa provisório:

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip