Irlanda: sustentável e cada vez mais biológica
O setor de distribuição a retalho de produtos biológicos esteve esta semana, em Madrid, Espanha, numa apresentação de produtos biológicos irlandeses na Embaixada da Irlanda, organizada pelo Bord Bia.
O salmão, os mexilhões e os hambúrgueres biológicos foram os protagonistas em conjunto com os laticínios, chocolates, cerveja e cidra.
O embaixador da Irlanda, David Cooney, destacou o compromisso do governo irlandês com a produção biológica através do seu Plano de Ação para a Agricultura Biológica, que conta com ambiciosos objetivos de crescimento para o setor, de forma a garantir uma alimentação natural e saudável, a preservação do meio ambiente e a biodiversidade.
Atualmente, na Irlanda há 1.780 produtores, 237 empresas de transformação e 86 empresas preparadas para a exportação de produtos biológicos, entre os quais se destacam o salmão, mexilhões, queijos, snacks, preparados para cozer pão e pastelaria, cerveja, sidra, chá, iogurtes e chocolates.
À semelhança de Espanha, na Irlanda o interesse dos consumidores pelo orgânico tem vindo a aumentar.
Em 2015, as vendas de produtos biológicos cresceram em nove por cento, depois de cinco anos de estagnação. Não apenas o número de compradores está em alta, mas também a frequência de compra e volume da cesta no ato da compra.
As principais categorias de crescimento são as frutas e hortícolas, muitas de origem espanhola, os ovos, iogurtes, carne de bovino e os cereais de pequeno-almoço.
O perfil do consumidor de produtos biológicos é mais jovem ou mais velho, sendo o segmento das famílias o que menos compra, tratando-se também de um consumidor consciente da sustentabilidade, comércio justo e o produto local.
O Mistério da Agricultura, Alimentação e Ambiente de Espanha esteve representado pelo subdiretor geral de Qualidade Diferenciada e Agricultura Biológica que destacou o interesse do setor biológico espanhol em aumentar os intercâmbios comerciais entre outros países.
Fonte: Agrodigital