Holanda defende a utilização de produtos naturais no combate às pragas

A Holanda quer que os países europeus comecem a banir progressivamente os produtos químicos de maior risco utilizados no combate às pragas, passando a utilizar, cada vez mais, produtos não-químicos, como, por exemplo, recorrer à utilização de alguns insetos.

Aquela país defende a necessidade de incrementar a tecnologia de deteção, o mais precoce possível, dos problemas que podem afetar as plantas e o uso cada vez maior de produtos de baixo risco.

É necessário implementar um programa de medidas verdes e substâncias autorizadas, incluindo medidas alternativas de controlo de pragas.

A Holanda quer apresentar um programa concreto já este outono. Esta proposta teve o apoio de Portugal, da Bélgica, da Hungria e da Grécia.

O Comissário Andriukaitis, por outro lado, já confirmou que existem verbas disponíveis para desenvolver investigação neste domínio, salientando, no entanto, que, para que este programa se torne uma realidade, é necessário o compromisso e empenhamento de todos os países europeus.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip