Guiné e FAO assinam acordos para aumentar produção de cereais e animais

O Governo da Guiné-Bissau assinou com o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) acordos para aumentar a produção cerealífera e de pecuária no país, afirmou o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

O dirigente guineense esteve esta semana na Mauritânia, onde efetuou uma visita oficial de três dias, depois de ter participado em Roma numa conferência internacional da FAO.

Foi depois destas conversações que o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA) anunciou que vai emprestar 4,7 milhões de dólares à Guiné-Bissau e doar igual montante para financiar um projeto de desenvolvimento para o sul do país.

Em declarações aos jornalistas no aeroporto de Bissau, Domingos Simões Pereira revelou ter abordado com os responsáveis da FAO vários aspetos de cooperação, tendo assinado acordos nos domínios da produção de cereais e animais.

Os acordos terão efeito ainda na campanha agrícola deste ano, recentemente aberta pelo Governo, assinalou o primeiro-ministro guineense.

Na Mauritânia, Domingos Simões Pereira disse ter assinado acordos de cooperação também no domínio da agricultura e pescas, assim como no que respeita à abolição recíproca de vistos para os cidadãos dos dois países.

O primeiro-ministro anunciou ainda que o governo da Mauritânia vai abrir uma vaga de legalização de cidadãos guineenses.

Domingos Simões Pereira destacou que aquele país irá ajudar a Guiné-Bissau na investigação científica na área das pescas, nomeadamente para quantificação das reservas e nível de captura anual de espécies nos mares do país.

Bissau quer inspirar-se na experiência da Mauritânia para desenvolver o sector pesqueiro, assinalou Domingos Simões Pereira.

«A Mauritânia tem um protocolo de acordo com a União Europeia que é considerado dos mais evoluídos e quisemos nos inspirar também desse exemplo para no futuro podermos favorecer o surgimento de frotas pesqueiras» na Guiné-Bissau, disse Simões Pereira.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip