Governo Regional sublinha «momento de mudança» na agricultura da Madeira

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, reconheceu esta semana que a agricultura no arquipélago «vive um momento de mudança» e «determinante de reconversão».

agricultura

«O Governo Regional comprometeu-se para que a agricultura deixasse de ser o parente pobre da economia e a agricultura vive um momento de mudança», disse o governante madeirense durante o debate mensal na Assembleia Legislativa da Madeira, subordinado aos apoios à agricultura no âmbito do FEADER - Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. 

Segundo Miguel Albuquerque, a atividade desenvolvida nos últimos tempos por jovens empresários agrícolas na região mostra que a agricultura «deixou de ser uma área em que se investe apenas quando não há solução e vive um momento determinante e de reconversão na Madeira». 

O responsável destacou que, no arquipélago, «a agricultura ultrapassa a dimensão económica do desenvolvimento do setor», dada a sua importância também para a preservação da paisagem, dos ecossistemas e da componente ambiental, o que contribui para «manter o polo de atratividade e para a melhoria da oferta turística». 

Miguel Albuquerque sublinhou que o Executivo tem vindo a divulgar o programa comunitário de apoio ao setor até 2020, que prevê um financiamento europeu na ordem dos 179 milhões de euros, junto dos produtores em todo o arquipélago e vai afetar sete por cento a projetos locais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODERAM). 

Deste total, apontou, 91 milhões de euros destinam-se a investimentos em explorações agrícolas, agroindustriais e infraestruturas, 36 milhões a áreas florestais, 40 milhões para produções em zonas consideradas de risco, 13 milhões para apoio ao desenvolvimento rural (LEADER) e 10 milhões para ajudas agroalimentares. 

Miguel Albuquerque destacou, ainda, que este programa entrou em vigor com dois meses de atraso em comparação com os Açores, devido à realização de eleições legislativas na Madeira, indicando que «foram já pagos apoios a desenvolvimento rural de seis milhões de euros» e que, até ao final deste mês, serão entregues 4,9 milhões a produtores relativos a prémios do agricultor. 

No entender do presidente do Governo Regional, este é um «quadro comunitário único, com fundos perdidos a 75%», que «dificilmente» se repetirá nos próximos tempos, pois estipula um aumento das ajudas compensatórias a atribuir aos agricultores. 

Entre as medidas que o Governo madeirense está a trabalhar no setor, o líder insular enunciou a criação de um banco de terrenos, planos setoriais para cada produção específica, o aumento da qualidade dos produtos, o impulso à inovação, a promoção do emprego e o privilegiar do aparecimento de agrupamentos de produtores. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip