Fruit Logistica 2020: Conheça a novidades da maior feira internacional para as frutas e legumes

O maior evento de produtos frescos do mundo regressa a Berlim entre os dias 5 e 7 de fevereiro. À medida que a indústria de hortifruticultura global procura uma sustentabilidade superior, mais inovações e um futuro melhor, a feira apresenta-se como um local para discutir o futuro dos alimentos.

Fruit Logistica 2020

A edição de 2020 conta um número inédito de 3300 expositores, provenientes de 93 países. Assim, a Fruit Logistica irá receber novamente a maior assembleia de empresas e profissionais do setor da hortifruticultura do mundo. 

A parceria com o Equador

A feira reflete uma grande variedade de fruta e vegetais frescos de alta qualidade que estão agora a entrar no mercado internacional, sendo o Equador o parceiro primário do evento este ano. Para muitos dos exportadores do país, visitar a feira irá proporcionar novas oportunidades comerciais. «A nossa missão é abrir o comércio para novos mercados na Europa», afirma Luis Rojas, presidente da Santa Rosa Small Agricultural Producers Association, do Equador. «Vamos a Berlim para conhecer potenciais compradores que, através das suas aquisições, irão ajudar famílias de agricultores rurais a progredir».

Os visitantes profissionais também poderão descobrir uma indústria que está a tentar responder a vários grandes desafios, com a melhoria da sustentabilidade no topo da lista de prioridades.Tal como descrito no relatório de tendências de 2020 da Fruit Logistica, "Do The Right Thing (Right)", um número crescente de compradores e consumidores está à procura de modelos de fornecimento sustentáveis que abordem questões como as alterações climáticas e a responsabilidade social das empresas. Como resultado, as empresas de produtos frescos poderão beneficiar de uma grande vantagem comercial se conseguirem garantir que os produtos são cultivados, colhidos e distribuídos de forma mais ética e ecológica. Muitos dos fornecedores e prestadores de serviços que marcarão presença em Berlim aparentam estar mais do que prontos para aproveitar essa oportunidade.

Conforme afirmado por Madlen Miserius, senior product manager da feira, o evento continua a atrair um número crescente de expositores com um potencial sem paralelo para expandir o negócio. «Ao longo dos próximos três dias, poderá encontrar o melhor que o comércio global de produtos frescos tem para oferecer», promete. «Irá receber as melhores opiniões, ficar a conhecer as melhores inovações e tirar proveito das melhores oportunidades de networking. Resumindo, poderá fazer o melhor negócio».

A sustentabilidade como mote para a inovação

Fruit Logistica 2020

Melhorar a sustentabilidade foi uma temática extremamente evidente durante a apresentação oficial do evento para a imprensa, na qual a ação concertada relativamente ao tópico e um compromisso com a inovação surgiram como as tendências principais da feira deste ano. Estes temas irão ocupar um lugar de destaque ao longo de uma série de eventos e prémios exclusivos que tornam a Fruit Logistica na data mais esperada do calendário comercial dos visitantes de países de todo o mundo.

No Salão 9, o novo formato de 44 minutos do Smart Horticulture Global colocará o foco tão necessário em tópicos como a gestão integrada de pragas, a agricultura vertical, os sistemas robóticos e de IA. Os expositores e visitantes profissionais também poderão obter conselhos de especialistas sobre tópicos importantes da indústria no Fresh Produce Forum, no Salão B/CityCube; conhecer produtos e conceitos inovadores no Future Lab (Salão 27); aprender sobre problemas que afetam as redes de distribuição no Logistics Hub (Salão 26); e ver as tecnologias do futuro no Tech Stage (Salão 9).

Segundo a organização, na Fruit Logistica 2020, "investir nas pessoas e fomentar o seu desenvolvimento representa uma peça extremamente importante no puzzle da sustentabilidade". O compromisso do evento com a promoção do papel das mulheres continua, com o regresso da Global Women's Network, enquanto o Networking Lounge, no Salão 10.1, irá transformar a nova área Career Network, na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, oferecendo vagas e outras oportunidades profissionais a estudantes, licenciados, jovens profissionais ou especialistas da indústria.

Importante notar que a feira sofreu alterações ao nível do espaço, que permitiram uma simplificação para os visitantes ao agrupar países e segmentos. No salão 8.1, por exemplo, os especialistas em tecnologia para estufas irão apresentar-se lado a lado, disponibilizando aos visitantes um único local para conhecer esta parte específica do negócio. Os expositores líderes internacionais, incluindo a BayWa, Edeka, Fresh Del Monte, GlobalGap, SanLucar e Zespri, bem como um forte contingente belga representado pela VLAM, irão agora ocupar o novo Salão 27 da Messe Berlin, o maior espaço de exposição individual do local. Entretanto, nas proximidades, no salão B, os visitantes podem encontrar ainda mais produtos e serviços do sudeste da Europa e da região do Mediterrâneo.

Estes são apenas alguns dos eventos que vão acontecer durante os três dias de feira. A plataforma online tem uma secção para dar a conhecer todos os eventos a Fruit Logistica 2020 recebe este ano.

Coronavírus provoca preocupações no setor agroalimentar

A edição deste ano da Fruit Logistica não contará com a presença de vários dos seus clientes valiosos, tanto expositores como visitantes profissionais, que todos os anos rumam à feira da China, como consequência inevitável do recente surto de coronavírus.

Apenas um dia antes do evento, verificou-se que aproximadamente 50% das empresas chinesas cancelaram a sua participação. Originalmente, existiam cerca de 90 empresas chinesas registradas na Fruit Logistica.

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda esteja confiante na abordagem do governo chinês, nos últimos dias, várias companhias aéreas europeias, incluindo a Lufthansa, British Airways, Turkish Airlines, Air France e KLM, anunciaram a suspensão, redução ou cancelamento de voos domésticos de e para várias cidades da China continental. Como tal, muitas empresas chinesas tiveram dificuldades em encontrar voos disponíveis para a Europa. A maioria das empresas cancelou porque não conseguiu encontrar outro voo para a Europa.

Contudo, algumas empresas cancelaram automaticamente os seus planos de participação em consideração à prevenção de epidemias. A epidemia não apenas afetou os planos de viagem dos expositores chineses, mas também afetou os negócios das empresas, relacionadas com a falha na entrega dos produtos devido a falta de pessoal e cancelamento de transportes. 

Innovation Award 2020

O Fruit Logistica Innovation Award continua a ser um dos mais cobiçados prémios do comércio de produtos frescos, em grande parte devido ao facto de o vencedor de cada ano ser selecionado por membros da indústria que visitam a feira comercial.

Durante dois dias, entre 5 e 6 de fevereiro, qualquer uma das dezenas de milhares de pessoas que participam no evento poderá votar nos seus candidatos favoritos, tendo, evidentemente, verificado os dez nomeados numa apresentação especial entre os Salões 20 e 21.

No último dia, na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, o produto, serviço ou solução técnica vencedor será anunciado durante uma cerimónia especial, que terá lugar no mesmo local, pelas 14h30. Conheça os nomeados.

A presença portuguesa na Fruit Logistica 2020

A Transitex Portugal estará mais uma vez presente como expositora numa das maiores feiras do negócio hortofrutícola do mundo, assim como a Syngenta Portugal, que irá apresentar o seu portfólio de variedades, com o objetivo de apresentar soluções sustentáveis e de qualidade para toda a cadeia de valor.

A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, desloca-se também à Alemanha, para uma ação de promoção dos produtos nacionais. No stand da Portugal Fresh vão estar representadas 32 empresas, organizações e parceiros com um histórico de mais de dez anos de presença neste certame.

Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh, sublinha que «A Alemanha é um destino estratégico para as exportações de frutas, legumes e flores e tem aumentado, todos os anos, a compra de produtos portugueses, com destaque para os pequenos frutos e para a pera rocha. Mas estas feiras internacionais são também um palco privilegiado para contactar clientes oriundos de outras geografias e para mostrar o potencial da nossa produção, cada vez mais diversificada».

Na Fruit Logistica marcam presença as empresas 100% Titular, Alitec, Bfruit, Coopval, Emergosol, Frusoal, Frutalvor, Frutas Classe, Granfer, Greenpeas, Hortaibérica, Hortapronta, Hortomelão, Lusomorango, Lusopera, Patricia Pilar, Triportugal, Vale da Rosa e Vitacress.

Juntam-se as seguintes associações e parceiros: Edia, Fepal, Hubel, Hidrosoph, Lafpack, Magos, Crédito Agrícola, APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça) e  ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip