Festa do Vinho e das Adegas regressa a Aveiras de Cima

A Freguesia de Aveiras de Cima, concelho de Azambuja, acolhe entre os dias 8 e 10 de abril de 2016 a Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas.

avinho

O programa do evento arranca às 17h30 de sexta-feira (8 de abril), com a inauguração da “Exposição Arte Vinho”, uma exposição de pintura com vinho da autoria de Gabriela Gonçalves.

Segue-se a cerimónia da abertura oficial pelas 18h30 na Praça da República, seguindo-se as primeiras visitas às adegas com a tradicional oferta de febras (só neste dia), pão e vinho.

Por apenas 2 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento e tem acesso a provar, gratuitamente, o vinho em mais de uma dezena de adegas privadas participantes na iniciativa.

Os produtores abrem as suas portas com a arte de bem receber, e também partilhando alguns segredos do bom vinho ribatejano que produzem. Mas porque nem só de vinho se faz a festa, haverá várias barraquinhas com apetitosos petiscos e doces nas ruas integradas no certame.

Outros atrativos da Ávinho são as varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, bem como a divulgação dos resultados do 34º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja.

«Oportunidade para conhecer os melhores brancos e tintos entre a cerca de meia centena de vinhos concorrentes», refere a autarquia da Azambuja, em comunicado.

Todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

A 12.ª edição do evento, organizado em parceria pela Câmara Municipal de Azambuja, Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e “Associação Vila Museu do Vinho”, conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip