Feira Nacional de Doçaria Tradicional regressa a Abrantes

Doçaria de vários pontos do país chega a Abrantes em outubro.

abrantes

Entre 27 e 29 de outubro, terá lugar, em Abrantes, a 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, com os doces de Norte a Sul do País e ilhas.

O local de acolhimento do certame, este ano, será o Jardim da República.

Para esta edição, estão já confirmados doces como: as cristas de galo e os pitos de Santa Luzia de Vila Real; os coscoréis da Sertã; as brisas do Tâmega e queijadinhas S. Gonçalo de Amarante; os rebuçados de ovo de Portalegre; o bolo fidalgo, a encharcada e o bolo rançoso do Alentejo; o pão-de-ló de Margaride de Felgueiras; o pão-de-ló de Ovar; as cornucópias de Alcobaça; os ovos moles de Aveiro; os pastéis de Tentúgal; as malassadas e bolos levedos dos Açores a par das afamadas Tigelas e Palha de Abrantes, entre muitas outras iguarias a que se juntam licores, mel e compotas.

À ementa estarão associadas várias atividades e espetáculos, como as demonstrações culinárias, oficinas de doçaria, animação infantil, passeio de BTT, caminhada pelo Centro Histórico de Abrantes e música tradicional portuguesa, com a realização do IV Encontro de Música Tradicional Portuguesa, em parceria com o Orfeão de Abrantes.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, realiza-se em Abrantes desde 2002, com o «objetivo de promover e valorizar a doçaria tradicional e conventual de todo o país, colocando os doces tradicionais locais, fator crucial da economia local, junto de outros ícones portugueses», salienta a organização.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip