Feira de Agricultura 2015: a montra da produção nacional chega em junho

A 52ª Feira Nacional de Agricultura/62ª Feira do Ribatejo realiza-se entre 6 e 14 de junho de 2015, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

A “Floresta Portuguesa” é o tema central do certame e inclui vários seminários e colóquios técnicos sobre diversas temáticas relacionadas com o setor.

Durante os nove dias do certame, os visitantes podem ficar a conhecer o setor agrícola português em todas as suas vertentes: desde a maquinaria, equipamentos, serviços, fatores de produção e também produtos agroalimentares.

O evento integra o Salão Prazer de Provar, que reúne no mesmo espaço os melhores vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros, incluindo várias iniciativas especialmente pensadas para juntar produtores, consumidores e profissionais.

Em simultâneo, decorrerá a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant, e a Lusoflora de verão – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal, organizada pela APPFN.

A Feira conta com a participação de várias personalidades, marcando a agenda política e económica ao longo dos nove dias do evento e contribuindo também para o debate em torno programas e das políticas do setor agrícola.

A AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal vai estar presente na Feira com um espaço dedicado à floresta, contando com a participação de algumas das empresas mais representativas do setor.

Com um investimento global de um milhão de euros a Feira de 2015 apresenta «diversas inovações, disponibilizando condições de elevado nível, tanto a quem escolheu este evento para promover as suas marcas e produtos quanto para quem o visita», destaca a organização.

«A Nave C e a área de restauração exterior vão contar com “sistemas de arrefecimento” que permitirão a empresas e clientes um maior conforto térmico e as próprias ruas terão diversas “zonas de sombreamento” para comodidade de todos aqueles que as frequentam», informam os organizadores.

Na zona pecuária, acrescentam, «vão ser instaladas novas estruturas, que irão permitir melhores condições aos animais, melhor organização e concentração numa só zona dos efetivos em exposição com um novo layout. Deste modo, os visitantes poderão apreciar equinos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos, entre outras espécies, sem percorrer grandes distâncias».

Concursos

Recorde-se ainda que os produtos premiados nos Concursos Nacionais, nomeadamente “Os Melhores dos Melhores”, que decorreram entre dezembro de 2014 e maio de 2015, estarão em exposição no Salão Prazer de Provar, permitindo o contacto direto do consumidor com o que de melhor se faz no setor.

concursos

«Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores», realça a organização.

No dia 7 de junho terá lugar a entrega de prémios dos Concursos organizados em conjunto com a Qualifica.

No dia 8 o destaque é dado ao Azeite, com a entrega de prémios do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, organizado conjuntamente com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.

No dia 12 de junho, realiza-se a Entrega de prémios do Concurso Nacional de Mel e Embalagens de Mel que o CNEMA promove em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

Na edição anterior a Feira Nacional de Agricultura recebeu a visita de 203 mil visitantes, incluindo 30 mil profissionais.

Seminários e Colóquios

Publicamos, na íntegra, a lista de seminários e colóquios que irão decorrer ao longo do certame:

O Futuro do Mundo Rural

“V Seminário – O Futuro dos Jovens Agricultores” (8 junho) - CAP

“ReDescobrir a Terra” (8 junho) - CAP

Agroalimentar

“Encontro Anual do Clube de Produtores Continente” (8 junho, Organização: Grupo Produtores Continente)

“Congresso do Azeite” (8 junho, Organização: CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo)

Feira Nacional da Agricultura

Os novos mercados

“Estratégias de Internacionalização da Fileira Agro – Alimentar” (11 junho, Organização: CAP)

“IIIªs Jornadas da Associação Portuguesa de Enologia” – (12 junho, Organização: Associação Portuguesa de Enologia)

Desenvolvimento Sustentável

“Encontro Nacional de Regantes” (8 junho, Organização: FENAREG)

“Planeamento dos Recursos Hídricos” (12 junho, Organização: CAP)

“Impacto da Vespa velutina na Apicultura e na Biodiversidade” (12 junho, Organização: FNAP)

Floresta

“A Contabilidade e a Fiscalidade na Atividade Silvícola” (9 junho, Organização: CAP)

“Certifica + - É Garantir o Futuro” (9 junho, Organização: AIFF, APCOR, CELPA)

A “Dinâmica da ocupação florestal do território – Economia e Regulação” (11 de junho, Organização: CAP, ICNF, FNAPF, Forestis, Fórum Florestal, UNAC)

Segurança no Trabalho

“Tratores e Máquinas Agrícolas: Prevenção de Riscos Profissionais” (12 junho)

Técnica e Inovação

“Novas Tecnologias na Produção do Milho” (9 junho, Organização: Pioneer)

Fotos: Feira Nacional da Agricultura
 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip