Faro debate “empreendedorismo e agricultura social”

hortas

Nos dias 17 e 18 de setembro a cidade de Faro acolhe um seminário sobre “Agricultura Social e Empreendedorismo”, que conta com a presença de alguns especialistas sobre a temática, representantes de entidades estatais e privadas.

A iniciativa, promovida pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, pretende promover o conceito de «agricultura social, um conceito inovador que inclui todas as atividades que utilizam os recursos agrícolas e ambientais, sejam vegetais ou animais, com o objetivo de promover serviços de âmbito social e/ou educacionais a diferentes grupos de pessoas», salientam os promotores.

«Sendo um domínio em que o Algarve está bastante avançado, nomeadamente pela proliferação do conceito e casos de Agricultura Social na região e especialmente pela criação na orgânica da DRAP Algarve de uma Divisão de Apoio à Agricultura Social sendo esta a primeira no País a apoiar diariamente esta tipologia de Agricultura que é desenvolvida fundamentalmente em modo de produção biológico», acrescentam.

“Dinâmicas socioeconómicas dos espaços rurais”, “Políticas locais e descentralização. As novas áreas do social”, “A Dieta Mediterrânica e a Agricultura Social”, “Mercados Locais e de Proximidade”, “O papel da DRAP Algarve na Agricultura Social”, “Agricultura em modo de produção biológico”, “Hortas sociais do município de Albufeira” são alguns dos temas em reflexão.

No dia 18 de setembro realiza-se uma visita a hortas sociais das Bicas Velhas, em Loulé.

A inscrição pode ser feita através do e-mail: gabdirector@drapalg.min-agricultura.pt. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip