EUA já são o maior destino de exportação dos Vinhos de Lisboa

Os ‘Vinhos de Lisboa’ já têm os Estados Unidos como principal destino de exportação, de acordo com os dados registados em 2014.

vinhos de lisboa

O mercado norte americano destronou, em 2015, Angola como o principal mercado de exportação dos ‘Vinhos de Lisboa’.

«Com a exportação dos ‘Vinhos de Lisboa’ a rondar os 65% dos vinhos certificados, o principal destino são os EUA, país que em 2015, (…) [teve] um incremento das vendas na ordem dos 10%», sublinha um comunicado da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa.

«Angola era o principal destino dos nossos vinhos mas, com os ‘ventos’ desfavoráveis no início de 2015, os agentes económicos redefiniram rapidamente as suas estratégias e apostaram com mais energia noutros mercados», explica a CVR Lisboa.

Além dos EUA, também o Norte da Europa, China e Brasil, são considerados mercados estratégicos para os ‘Vinhos de Lisboa, ocupando os lugares cimeiros da lista dos países que mais apreciam os vinhos da região, facto demonstrado pelos valores de exportações.

A CVR Lisboa registou em 2015 mais um resultado recorde, ao aumentar a certificação em 20%, para 31,9 milhões de selos, o correspondente a mais seis milhões de garrafas que no ano anterior.

«Há cinco anos consecutivos que a certificação dos ‘Vinhos de Lisboa’ cresce a um ritmo constante, tendo 2015 superado todas as expectativas ao revelar-se o melhor ano de sempre», afirma Vasco d’Avillez, presidente da CVR Lisboa, no comunicado.

Para 2016, os objetivos dos ‘Vinhos de Lisboa’ passam por crescer 5% no mercado nacional, aumentar as exportações para 70% do total do vinho certificado e entrar em novos mercados.

Recorde-se que a região de Lisboa produz anualmente cerca de 100 milhões de litros de vinho, dos quais apenas 36% são certificados, o que confere à região um forte potencial de crescimento na certificação.

A CVR de Lisboa engloba as denominações de origem de Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.

Saiba mais sobre os Vinhos de Lisboa aqui:

Vinhos de Lisboa: a marca que também faz história na viticultura do país

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip