Durante 11 dias o vinho do Porto celebra a região do Douro

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) celebra os 260 anos da Região Demarcada do Douro, a 10 de setembro, com uma prova de vinhos do Porto de três séculos (XIX, XX e XXI).

douro

Denominado Port Wine Day, a data será comemorada na Alfândega do Porto e do programa fazem parte intervenções de especialistas portugueses e estrangeiros sobre 'temáticas do vinho' dirigidas a um público profissional e consumidor, lê-se no programa.

Seguem-se no mesmo dia e local a já referida prova e depois outra, designada 'Porto Convida o Douro', em que «34 produtores apresentam, individualmente, uma seleção de dez vinhos» escolhidos para celebrar o aniversário dessa região criada em 1756 pelo Marquês de Pombal, mostrando o melhor que ela produz.

«Depois do sucesso das edições anteriores, o Porto Wine Day impõe-se, atualmente, como uma iniciativa identitária de uma região e de um vinho que tem demonstrado uma grande capacidade mobilizadora e inovadora», disse o presidente do IVDP, Manuel Cabral.

A celebração termina com uma festa no cais da Alfândega, o Porto Wine Day Sunset Party (17h), que o IVDP diz ser «a grande novidade» da edição deste ano.

A festa será aberta a todos, podendo assim os visitantes «experimentar vinhos» raros e caros.

Na véspera, o moderno terminal de cruzeiros do porto de Leixões acolherá um jantar sobre o 'O Presente e o Futuro' para o qual o foram convidadas «algumas personalidades que valorizam o saber nacional das mais diversas áreas».

O presidente do IVDP, Manuel Cabral, explicou que «o porto de Leixões sucedeu ao do Porto» e o novo terminal «é um edifício contemporâneo e modernista», uma visão que o Douro reclama também para si.

«A região do Douro está entre as mais inovadoras em termos internacionais na vinha, no vinho e no serviço» que presta aos seus visitantes, acrescentou.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip