Desenvolvimento florestal da região Oeste em debate em Torres Vedras

O seminário "Desenvolvimento Florestal da Região Oeste, Fatores Críticos" realiza-se a 27 de março, no auditório dos Paços de Concelho de Torres Vedras, entre as 14h30 e as 17h00.

torres vedras

A região do Oeste apresenta uma boa aptidão para a produção de eucalipto, pinheiro-bravo e sobreiro.

Essa potencialidade para a produção lenhosa, assente sobretudo no eucalipto e no pinheiro-bravo, tem sido aproveitada e a área de povoamentos florestais com esta vocação tem crescido continuadamente nas últimas décadas.

Apesar disso, são vários os fatores que condicionam negativamente o desenvolvimento florestal da região.Alguns que lhe são intrínsecos, como a dimensão média da propriedade, outros mais relacionados com a política setorial e a governação. Mas, sobretudo, a região tem um conjunto de características que permitem criar valor pela capacidade distintiva do papel da floresta no território e de complemento com outras atividades económicas.

No evento as cinco organizações de produtores florestais da região Oeste apresentam aquelas que têm sido as suas estratégias de atuação e a sua perspetiva de quais os principais fatores críticos para o desenvolvimento florestal na região.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, a Confederação dos Agricultores de Portugal e o PEFC Portugal (Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal). 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip