De 9 a 13 de junho, a Água será o tema da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém
A Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo está de volta ao CNEMA, Santarém. O alívio das medidas restritivas associadas à Covid19, aliado ao empenho de todos os envolvidos neste grande evento de dimensão nacional, tornou possível a sua concretização este ano, entre os próximos dias 9 e 13 de junho, sob o tema “A Água na Agricultura”.
O desafio da Água é fulcral para a agricultura e é um tema que preocupa todos os cidadãos. No momento em que se discutem tanto as alterações climáticas, em que precisamos de gerir cada vez melhor este recurso escasso e precioso que é a água, a organização entendeu colocar a água na discussão central da FNA.
A utilização da água é um fator determinante na capacidade produtiva de toda a agricultura. Foram criados muitos mitos em torno do consumo deste recurso e que este setor gastaria muita água, mas a agricultura moderna tem uma utilização mais eficiente da água do que qualquer outro setor.
FNA 21 em segurança
A FNA 21 será a primeira grande feira agrícola a decorrer fisicamente na nova fase de desconfinamento, que permite a realização de grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação.
Neste âmbito, o CNEMA, cumprindo as exigências da Direção-Geral da Saúde, implementará todas as regras para que os envolvidos na realização do evento se sintam seguros. Todos os expositores, fornecedores e colaboradores da FNA 21 serão testados, de forma a reforçar a confiança e tranquilidade dos que aqui trabalham e expõem, bem como de quem visita o certame.
Este ano o ingresso na feira será feito unicamente pela entrada principal do CNEMA, onde existirão duas bilheteiras. A organização irá contabilizar o número de pessoas que entram no recinto. A saída também será só uma.
A medição de temperatura, o uso de máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento social são obrigatórios. De modo a cumprir o distanciamento social a circulação estará devidamente assinalada com os respetivos sentidos.
Nas Naves A e B, será implementado um sistema de contagem de pessoas para obedecer às regras da DGS. Os corredores centrais têm sentido único e o corredor exterior tem 6 metros de largura com dois sentidos.
Na Nave A, só é possível a prova de produtos em frente ao stand e em lugares sentados (2 pessoas no máximo). Junto às Naves A, B e C, existirão esplanadas para que os visitantes possam degustar os produtos em segurança.
Nas tasquinhas, todo os consumos terão de ser feitos à mesa com o devido distanciamento social e nos restaurantes aplicam-se as regras que estiverem em vigor à data.
Os visitantes poderão assistir às largadas de touros na bancada, em lugares devidamente marcados. A lotação será de 1/3. O acesso às varolas está condicionado de modo a controlar o número de pessoas que queiram entrar na manga. No Redondel aplicam-se as mesmas regras semelhantes: lugares marcados e controlo no número de entradas.
A FNA tem várias equipas preparadas para o cumprimento das regras com a colaboração ativa da PSP.
Visitas Oficiais dos principais responsáveis políticos
O Primeiro – Ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vão estar presentes fisicamente na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo. O líder do governo inaugura o evento, enquanto o Chefe de Estado visita o certame no último dia. A feira também contará também com a presença de ministros e secretários de estado do executivo.
Esta presença é uma forma de reconhecer a importância do certame e a sua contribuição para a imagem da agricultura portuguesa.
Conversas de Agricultura
Os seminários e os debates mais técnicos serão um polo de atração para os profissionais da área e vão decorrer em modo “webinar” (7 e 8 junho) e em modo misto (presencial e webinar) a partir de 9 de junho, data de inauguração do certame.
7 de junho
· Debates em biotecnologia: da Agricultura à Bioeconomia – Org. CAP/P-Bio (Webinar)
· ( R ) ecriar a sociedade – Agricultura Não Para – Programa de Apoio à Agricultura - Org. CAP/OCC (Webinar)
8 Junho
· Rotulagem Nutricional – Org. CAP (Webinar)
· Alterações climáticas e novos problemas fitossanitários – Org. CAP/ANIPLA (Webinar)
9 Junho
· Inovação – Que desafios para o sector agroflorestal nacional – Org. Centros de Competência
· Conferência Jovens Agricultores – A A agricultura como sector de futuro - Org. CAP (Modelo Híbrido)
· Quadro Comunitário de Apoio – Recursos Genéticos Animais – Org. SPREGA
· Imunocastração em suínos, experiência e futuro – Org. Empreende Vinhais (Webinar)
· Alqueva e agroindústria, uma nova terra de oportunidades – Org. EDIA
· A importância da Água na Agricultura - Org. CAP (Modelo Híbrido)
Lançamento Projeto NETA – Org. Entogreen
· Sessão de esclarecimento com a Autoridade para as Condições de Trabalho -Org. CAP / ACT e Proteção Civil de Santarém
Simulacro de acidente com trator - Org. CAP / ACT e Proteção Civil Santarém
11 Junho
· PAC: Conferência Ibérica – Agro Cumbre Iberica – Org. CAP/ASAJA (Modelo Híbrido)
· Estimação expedita de matéria orgânica em solos de pastagens – Org. CAP / Terraprima (Modelo Híbrido)
· Simpósio – Org. APEV
Consulte todas as informações no site do evento.