CPLP: uma aposta para os agronegócios portugueses

A Comunidade Países de Língua Portuguesa (CPLP) representa um mercado de 270 milhões de pessoas e dois por cento do comércio mundial.

São apenas dois números apresentados a 27 de março pelo presidente da Câmara Agrícola Lusófona (CAL), Jorge Correia Santos, em Braga, e «razões mais que suficientes para olhar para estes mercados».

Jorge Correia Santos falava na abertura da conferência ‘Internacionalização dos agronegócios na CPLP’ integrada no programa da 48.ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.

O presidente da CAL considerou «a CPLP e o continente africano estratégicos para as empresas portuguesas, não só pela língua, mas pela dimensão do mercado».

Numa altura em que a economia portuguesa alavanca o seu crescimento nas exportações, a CPLP assume ainda mais importância, apontou o presidente da Agência para a Dinamização Económica de Braga (InvestBraga), Carlos Oliveir a, que realçou também as relações próximas com estes países.

O embaixador de Itália em Portugal, Renato Varriale, participou na conferência e falou do perfil do setor agro-alimentar neste país, onde ele representa 16 a 17% do Produto Interno Bruto.

Mesmo assim, o embaixador italiano lembrou que as importações ultrapassam as exportações e apelou a um lugar de destaque para a política agrícola na agenda europeia.

O envelhecimento do setor agrícola e agro-pecuário é uma questão que preocupa o governo italiano.

Renato Varriale defende que «é preciso dirigir os jovens para a agricultura que pode ser um motor de aumento do emprego dos jovens e porque sem os jovens não vai haver investimento, não vai haver inovação».

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, referiu que a agro-indústria representa 20% das exportações portuguesas e cresceu seis por cento em 2014.

Fonte: Correio do Minho 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip