Covid-19: Ministério francês apela aos desempregados para irem trabalhar para o campo

O ministro da Agricultura francês apelou aos desempregados franceses e às pessoas que se encontrem sem atividade devido às medidas de confinamento desencadeadas pela Covid-19 para trabalharem no setor agrário, que tem atualmente 200 000 vagas de emprego.

Agricultura

«Façamos um ato cívico, vamos para o campo», sublinhou o ministro Didier Guillaume numa entrevista ao canal BFMTV, na qual destacou que o problema para os agricultores não é não poderem pagar aos trabalhadores, mas sim o facto de não haver mão-de-obra disponível, em parte porque muitos trabalhadores temporários são estrangeiros e estão nos seus países. Por isso, afirmou que «os agricultores acolherão muito bem» quem responda a este apelo.

A presidente do principal sindicato agrícola francês, FNSEA, Christiane Lambert, apresentou uma plataforma ‘online’ batizada “Braços para o teu prato” para pôr em contacto os potenciais candidatos com os agricultores. Numa conferência de imprensa através do twitter, Lambert deu como exemplo a situação dos produtores de espargos do sul do país, que não os podem apanhar por falta de mão-de-obra.

Lambert também se queixou de que chegaram espargos e morangos procedentes de Espanha a preços baixos, que a grande distribuição está a pôr à venda em lugar de o fazer com produtos franceses, aos quais o comércio deveria dar prioridade. O titular da pasta da Economia, Bruno Le Maire, juntou-se a este apelo e pediu aos grandes grupos de distribuição para se abastecerem com produtos franceses, especialmente depois da decisão do Governo de proibir os mercados ao ar livre.

FONTE: Jornal de Negócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip