Copa-Cogeca estima aumento da colheita de cereais em 0,4%

O Copa-Cogeca estima um aumento da colheita de cereais em 0,4% em relação à campanha anterior, até 297,8 milhões de toneladas, pelo que segue abaixo do limite de 300 milhões de toneladas.

cereais

Enquanto a produção e trigo branco foi revista em alta, com mais 4%, reduziram os resultados do trigo duro, -10%, para a cevada, -4,5 e o milho, -2,6%.

Segundo o Copa-Cogeca «esta revisão em alta deve-se à melhoria das condições climatéricas mais favoráveis em alguns Estados-membros em comparação com os fenómenos meteorológicos catastróficos conhecidos os ano passado. No entanto, este ano alguns países foram afetados pela geada e seca, em particular a França e os países do sul».

Prevê-se que estas diferenças nas condições repercutiram na qualidade da produção da União Europeia (UE).

As previsões favoráveis nos EUA, Canadá e Cazaquistão também poderiam afetar o equilíbrio do mercado, mas as existências de cereais permanecem baixas e os agricultores questionam a exatidão do nível das mesmas de ligação na UE porque o setor pecuário passa por algumas dificuldades para obter os volumes necessários.

Em relação às colheitas de oleaginosas, espera-se que este ano aumente em 1,6% para alcançar 32,2 milhões de toneladas. De acordo com o Copa-Cogeca, este ano assistiu-se a uma transição em direção à produção de colza de Inverno devido a melhores condições climatéricas durante o inverno, o que explica os níveis elevados de produção e os melhores rendimentos.

Contudo, os produtores encontram-se presos entre os preços baixos e os elevados custos de produção como consequência da suspensão do uso dos tratamentos das sementes com neonicotinoides, pela que a superfície de oleaginosas não pode aumentar.

Sem o tratamento das sementes com neonicotinoides e a falta de produtos alternativos, os agricultores serão obrigados a recorrer com maior frequência a tratamentos de pulverização das suas culturas, o que dará lugar a um forte aumentos dos custos.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip