Copa-Cogeca destaca importância da inovação no setor agrícola da UE

agricultura

O Copa-Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, insiste na importância da inovação no setor agrícola da União Europeia (UE) para que esta se mantenha competitiva e sustentável, de forma a satisfazer a crescente procura mundial de alimentos mediante o uso de recursos limitados.

Durante um debate organizado com o diretor-geral adjunto da Comissão Europeia (CE) para a cadeia alimentar, Lidislav Miko, o secretário-geral do Copa- Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que as palavras-chave no século XXI são produzir mais com menos, para satisfazer a crescente procura. Para isso, deve-se promover a investigação e a inovação, assim como o investimento no setor. Em particular, a inovação na produção de culturas com vital importância.

Devem ser colocados à disposição dos agricultores ferramentas ativas para desenvolver um setor agrícola competitivo e sustentável, capaz de enfrentar a crescente procura de alimentos, informa a organização em comunicado enviado às redações.

Por outro lado, os produtos fitossanitários estão a ser desclassificados sem soluções alternativas, como por exemplo, a proibição dos neonicotinóides que provocou uma redução significativa da produção de colza este ano.

As alternativas existentes são mais difíceis de aplicar e requerem dois pulverizadores. É absolutamente necessário adotar medidas oportunas. É preciso dispor de segurança jurídica que defenda a inovação e desenvolva novos produtos para o mercado.

Pekka Pesone referiu ainda que os agricultores devem participar em todo este processo para que surjam soluções práticas no mercado e se assegure a gestão Integrada de Pragas. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip