Copa-Cogeca aplaude medidas de simplificação da PAC

O Copa-Cogeca, organização europeia que representa agricultores e cooperativas, recebeu favoravelmente o novo pacote de medidas para simplificar a Política Agrícola Comum (PAC) anunciadas na semana passada pelo comissário de Agricultura, Phil Hogan.

PAC

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, deixou claro que acolhe favoravelmente estas medidas já que o excesso de papéis e de burocracia atrasa a inovação e a eficiência.

A principal prioridade é conseguir uma verdadeira simplificação PAC para facilitar a vida aos agricultores, em particular, com as complicadas medidas do “greening”.

«Estas medidas se simplificação, que têm vindo a solicitar, constituem um passo adiante e reduzem a carga excessiva e dispendiosa para os agricultores», disse o responsável, em comunicado.

Pesonen afirmou que «neste novo quadro, os controlos preliminares preventivos vão permitir aos agricultores corrigir os seus pedidos de ajuda sem terem que pagar uma penalização. O tão burocrático sistema de penalizações administrativas dos pagamentos diretos será substituído igualmente por uma abordagem simples de penalização. Por últimos, será também introduzido um sistema de “cartão amarelo” para as primeiras infrações. Nos casos com uma sobre declaração menor, abaixo dos 10% de uma determinada zona, a penalização administrativa será reduzida para metade. Regista-se o nome dos agricultores que recebam “cartão amarelo” e estes serão objeto de um controlo no local no ano seguinte».

Pekka Pesonen concluiu que a organização pede ao comissário Hogan para prosseguir com o processo de simplificação de forma que os agricultores possam manter o seu trabalho e produzir alimentos de qualidade para alimentar a crescente população. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip