Consórcio para as Leguminosas: aumento da produção de leguminosas para um consumo mais sustentável

Dia 28 de janeiro acontece o webinar LeguCon 2021, onde especialistas da área irão discutir o valor, obstáculos e vantagens da adesão ao cultivo de leguminosas. O evento será aberto a todos e transmitido via YouTube

Legucon 2021

No projeto LeguCon o objetivo passa por criar um consórcio, promotor do aumento de produção de leguminosas no país, único pela sua vertente participativa e interativa entre ciência e cidadania. O cultivo de leguminosas é a solução ideal quer para produtores que pretendam diversificar as suas explorações agrícolas, adotando assim práticas agrícolas mais sustentáveis, quer para produtores que procuram implementar novas culturas devido, por exemplo, às crises em diferentes setores.

No entanto, um dos maiores impedimentos para esta transição é a falta de formação para a qual oferecemos a solução por via de um programa formativo e da implementação de um sistema agroalimentar mais sustentável. 

Atualmente, os níveis de produção de leguminosas em Portugal são muito baixos, o que faz com que o nosso país seja altamente dependente da importação destes bens. Agora, mais do que nunca, a produção nacional deve ser priorizada e os produtores precisam de estímulos para conseguirem arrancar novas culturas e adotar novas metodologias que até agora não desenvolviam nas suas áreas de produção.

Para além da partilha de conhecimento e da promoção do contacto entre diferentes stakeholders, vamos desenvolver uma experiência participativa para apoiar 6 explorações agrícolas na implementação de leguminosas nos seus terrenos, com um prémio de 2000 € e acompanhamento técnico, desde a sementeira até à colheita.

As inscrições estarão abertas de 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2021. O concurso será direcionado a produtores agrícolas da Região Norte, disponíveis para partilhar o processo da sua colaboração com o projeto através de vídeos, entrevistas, fotografias e organização de ‘dias de campo’. Mais informações aqui. 

Junte-se ao Consórcio de leguminosas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip