Congresso Nacional do Kiwi: setor prepara aumento de vendas na Europa

kiwi

O III Congresso Nacional do Kiwi, que decorre esta sexta-feira e sábado em Felgueiras, ocorre no momento em que o setor se prepara para corresponder à crescente procura do mercado europeu, disse fonte da organização.

«Dentro de cinco anos, o setor poderá estar a produzir cerca de 35 mil toneladas por ano», explicou Rui Pinto, diretor da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

A produção atual, no conjunto do país, de cerca de 20 mil toneladas, é insuficiente para satisfazer as encomendas de países europeus, sobretudo de Espanha e França, mas também do mercado nacional. «Isso abre-nos excelentes perspectivas», exclamou.

Por isso, prosseguiu o dirigente, estão a ser feitos muitos investimentos em pomares e em equipamentos de armazenamento. Só em Felgueiras, concelho que tem a maior área de produção do país, no próximo ano entrarão em produção várias explorações, a maioria de jovens agricultores, duplicando a produção actual de 800 toneladas.

Também os equipamentos de frio, destinados a armazenamento, estão a ser reforçados. No conjunto do país há cerca de 600 produtores daquele fruto, concentrados sobretudo no Vale do Sousa e Oliveira do Bairro.

No congresso são esperadas dezenas de produtores, técnicos e dirigentes do setor para discutirem aspetos ligados à produção, conservação e comercialização de kiwi.

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, que esteve esta sexta-feira (17 de abril) no III Congresso do Kiwi, elogiou o dinamismo da agricultura portuguesa, defendendo que o setor já constitui «uma boa oportunidade para os jovens».

«A agricultura está a ser uma boa oportunidade para os jovens e para os menos jovens em Portugal, porque tem um dinamismo extraordinário», afirmou, sublinhando que «a execução dos fundos comunitários no setor é exemplar e muito acima da média da União Europeia».

A titular da pasta da Agricultura recordou que «o Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020) já está em funcionamento, com muitas candidaturas recebidas».

«A nossa balança comercial melhora de ano para ano. Temos um défice agro-alimentar para colmatar, mas nestes anos diminuiu em mais de 1.300 milhões de euros», comentou.

Segundo Assunção Cristas, aquele resultado deve-se «a um extraordinário dinamismo das exportações e também à substituição de importações». A ministra recordou que, «só no ano passado, as exportações do sector agrícola aumentaram 7,8 por cento em relação ao ano anterior e as importações diminuíram 2,9 por cento».

«No conjunto de todos os produtos agrícolas, nos últimos anos, abrimos 72 mercados. Este trabalho é feito para que os nossos produtores possam aproveitar e acrescentar mais valor e rendimento nas suas explorações», vincou.

A governante recordou também que o próximo quadro comunitário «tem respostas adequadas para o apoio ao investimento, à investigação, à inovação e seguros de colheitas».

O congresso nacional do Kiwi decorre na Casa das Artes, em Felgueiras, numa organização da Associação Portuguesa de Kiwicultores e Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip