Concurso “Uva de Ouro 2015” premeia Adega de Vidigueira

Dois vinhos da Adega Cooperativa de Vidigueira foram premiados com troféus de Excelência e Ouro no concurso Uva de Ouro, certame reconhecido oficialmente pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

Os vinhos premiados, "Vila Ruiva ReservaTinto 2013" recebeu o Prémio Excelência 2015, e o "Contemporal Reserva Tinto 2013" arrecadou a medalha de Ouro ao ser eleito o Melhor da Região Alentejo 2015.

Com a participação de um painel de peritos nacionais foram avaliados mais de 300 vinhos nas gamas de vinhos brancos, tintos e rosés e vinhos fortificados.

Em comunicado, o presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, José Miguel Almeida, refere que «é um privilégio recebermos estas "Uvas de Ouro 2015". Estes prémios fortalecem a confiança dos nossos clientes e são uma prova de que na Adega de Vidigueira além de excelentes vinhos brancos também produzimos vinhos tintos de elevada qualidade e merecedores de destaque na maior garrafeira de Portugal».

Já o enólogo Luís Leão adianta que o "Vila Ruiva Reserva Tinto 2013" «é um vinho macio com aromas abaunilhados e um sabor marcante a fruta que nos faz lembrar compotas de frutos vermelhos. É proveniente das castas Alfrocheiro, Aragonês, Castelão e Trincadeira, eapresenta um final de prova prolongado e muito suave».

Sobre o "Contemporal Reserva Tinto 2013", acrescenta o enólogo que «provém das castas Alfrocheiro, Aragonês e Trincadeira, o que lhe confere uma boa estrutura e complexidade num final aveludado e persistente. Alguma compota de ameixa e um forte aroma vinoso de frutos vermelhos como cereja e ginja são os seus aromas e sabores de destaque».

Estes dois vinhos estão à venda nos espaços comerciais da rede Continente.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi fundada em 1960 e iniciou a sua atividade em 1963.

Mais de meio século depois de ser fundada, a Adega pretende «cumprir a promessa de descoberta e afirmação da região da Vidigueira tão vincada pela cultura do vinho, numa viagem que aproxima a Adega e a sua vila a Vasco da Gama e a conquistas de outros tempos», realça o mesmo comunicado.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip