Concurso de vinhos promove região vinícola da Beira Baixa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) vai organizar o primeiro concurso de vinhos com o objetivo de promover e incentivar a atividade vinícola na região.

beira baixa

O I Concurso "Os Melhores Vinhos da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa" vai decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta (CCVF) de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, a 9 de abril de 2016.

Em comunicado, o presidente da CIMBB, João Paulo Catarino, refere que «sendo os vinhos da Beira Baixa um dos produtos que mais têm aumentado na quantidade, qualidade e nos valores das exportações, faz todo o sentido organizar iniciativas que promovam a excelência dos vinhos da Beira Baixa e que incentivem os produtores a distinguirem-se cada vez mais pela qualidade dos seus produtos».

O responsável adianta ainda que o concurso tem como objetivo «promover o vinho e a atividade vinícola como produto de importante valor económico, cultural e turístico para a região».

Esta iniciativa destina-se aos vinicultores titulares de marca com certificado de produtos vínicos de Denominação de Origem Controlada (DOC) Beira Interior ou Identificação Geográfica (IG) Terras da Beira dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

As inscrições podem ser formalizadas entre os dias 29 de fevereiro e 15 de março, no CCVF.

No dia 9 de abril, um júri composto por nove elementos irá fazer a prova cega dos vinhos a concurso e aqueles que alcançarem 85 ou mais pontos irão receber a classificação de Ouro e ao mais votado de todos será atribuído a categoria de "Beira Baixa Excelência de Ouro".

Os vinhos que alcançarem 75 ou mais pontos serão classificados como Prata.

A Denominação de Origem Beira Interior, criada em Novembro de 1999, e IG Terras da Beira, compreendem as Beiras Baixa e Alta.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, existem cerca de 16 mil hectares de vinhas nesta região e uma grande variedade de castas.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip