Concelho de Castro Verde quer ser Reserva da Biosfera da UNESCO

Três entidades vão candidatar o concelho de Castro Verde, no distrito de Beja, a Reserva da Biosfera da UNESCO, por ser um «ecossistema humanizado de alto valor natural», anunciou o município. 

castro verde

A candidatura à classificação Reserva da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) «tem por base o facto de o concelho ser um “ecossistema humanizado de alto valor natural”, fruto de um trabalho contínuo de há várias décadas», explica a Câmara de Castro Verde, em comunicado. 

Segundo a autarquia, uma das três promotoras da candidatura, o trabalho permitiu obter «resultados ao nível da preservação da biodiversidade e dos valores naturais, culturais e paisagísticos, que conferem ao concelho uma diversidade única e específica» e tem «visado encontrar formas de valorizar, incrementar e divulgar o território, contribuindo para o desenvolvimento local». 

Além da autarquia, a candidatura envolve a Associação de Agricultores do Campo Branco e a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), num processo que começou em 2013 e tem contado com «um forte envolvimento da comunidade e entidades do território», refere o município.

A câmara municipal informa que, atualmente, está a concluir o dossiê de elaboração da candidatura e já aprovou, na sua mais recente reunião, o respetivo formulário, o qual está disponível para consulta no sítio oficial da autarquia na Internet, em www.cm-castroverde.pt.

O formulário de candidatura também está disponível para consulta em suporte papel no Centro de Promoção do Património e do Turismo, na Biblioteca Municipal de Castro Verde e na Associação de Agricultores do Campo Branco. 

Segundo a autarquia, os contributos e as sugestões relativos ao formulário de candidatura podem ser enviados, até dia 7 de julho, para o endereço de correio eletrónico candidatura.biosfera@cm-castroverde.pt . 

Dois dias antes, a 5 de julho, o município irá promover, uma sessão pública de apresentação e discussão do formulário de candidatura, a partir das 18h00, no Fórum Municipal de Castro Verde. 

Segundo a autarquia, a candidatura vai ser efetuada no âmbito do programa da UNESCO "O Homem e a Biosfera" ("Man and the Biosphere" - MaB), que visa classificar áreas territoriais de protecção dos recursos naturais e criar modelos de gestão que una autoridades públicas e populações locais, através do diálogo, da troca de conhecimento, da melhoria do bem-estar e do respeito pelos valores culturais em torno do desenvolvimento económico e humano sustentável. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip