Comissário Europeu da Agricultura admite «dificuldades» nos laticínios e suinicultura

leite

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, reconheceu esta semana que os setores dos laticínios e da suinicultura enfrentam «dificuldades», que serão debatidas na reunião dos ministros da Agricultura da União Europeia no dia 7 de setembro.

Os custos da produção, os preços e as quebras nas exportações são, disse o comissário, em conferência de imprensa, problemas que a agricultura enfrenta, salientando que «há dificuldades especialmente nos setores dos laticínios e da carne de porco».

Hogan salientou ter pedido uma análise da situação dos mercados agrícolas e espera poder apresentar, no dia 7 de setembro ao Conselho de Ministros e no dia seguinte à comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, «resposta abrangente à situação atual».

«Espero apresentar propostas concretas» ao Conselho, referiu.

O comissário adiantou manter contactos regulares com os ministros da Agricultura dos Estados-membros mais afetados, mas sublinhou que as medidas a adotar na reunião dos ministros da Agricultura «não podem pôr em causa a orientação para o mercado» da política agrícola comum.

Hogan recordou que a rede de segurança criada para os setores do leite e das frutas e hortaliças foi prolongada até 29 de fevereiro e 30 de junho de 2016, respetivamente.

Esta rede de segurança permite, no caso da produção de leite, a intervenção (compras públicas) e ajudas ao armazenamento de manteiga e de leite em pó desnatado e, salientou o comissário, «foi acionada por vários Estados-membros».

Com o embargo russo a produtos da União Europeia, Hogan adiantou ainda estar a trabalhar na procura de novos mercados, exemplificando com o Vietname, México e EUA.

Fonte: Lusa  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip