Colheita mecânica de mirtilo

Por: Agim

Sever do Vouga CAPITAL DO MIRTILO foi palco da primeira demonstração de colheita mecânica de Mirtilo.

Pela primeira vez, em Sever do Vouga, realizou-se a título experimental a colheita mecânica de Mirtilo que contou com o apoio da AGIM, Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga, da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Coimbra e da empresa Agricortes S.A. representante da marca Campagnola em Portugal.

Esta experiência foi realizada no dia 20 de julho de 2012 com os técnicos da AGIM em colaboração com uma equipa de técnicos da Agricortes S.A. e os Engenheiros Jorge Bulha e Carlos Maltez do Ministério da Agricultura, nos pomares da jovem agricultora Ana Ladeira e do produtor Custódio Borges, localizados na Freguesia das Talhadas e de Dornelas.

Os testes foram realizados em pomares com plantas de diferentes variedades e idades, de modo a obter um resultado mais credível. Parte do fruto destas plantas já tinha sido colhido antes desta intervenção, visto estarmos praticamente em fim de campanha da colheita de mirtilo nesta região.

O material utilizado para a colheita mecânica foi o seguinte:

Motocompressor pneumático automotriz MC 550

Motocompressor automotriz montado sobre rodado balanceado, monta rodas pneumáticas tipo agrícola para permitir deslocamentos fáceis e com o menor esforço possível, assim como em terrenos íngremes e difíceis. Têm um dispositivo de auto regulação pneumática que acelera o motor durante o enchimento de ar e que o desacelera ao alcançar a pressão máxima, reduzindo assim o desgaste dos órgãos mecânicos, as emissões de gás de descarga, o ruído e o consumo de combustível. Equipa ainda um filtro regulador e lubrificador de 3/8’’ e uma válvula de segurança unidirecional.
›     Motor: Honda GX200, 6,5 HP, gasolina
›     Ar aspirado: 550 ltr. / min.
›     Depósito: horizontal de 14 ltrs.
›     Pressão máx: 9/11 bar
›     Peso: 97 kg
›     Capacidade para trabalhar com: 5 tesouras, 2 varejadores, 1 serra

Gancho Vibrador pneumático para apanha de mirtilos

O gancho vibrador Campagnola utiliza-se para a apanha de vários frutos, ideal para a apanha do mirtilo. É uma ferramenta prática e eficaz que se liga opcionalmente a um cabo para alcançar os ramos mais altos ou distantes. Funciona de uma forma muito simples vibrando o ramo de uma forma suave fazendo cair apenas o fruto maduro.
›    Pressão de trabalho: 8 bar

A máquina em causa é versátil, pois permite também acoplar uma tesoura pneumática, de cabos fixos ou telescópicos que vão dos 0,5 m aos 3 m de comprimento, para efetuar a poda de inverno ou intervenções em verde. Em relação ao recipiente usado para aparar o fruto, foi improvisada uma tela com caixilho em madeira.

Quando se pensa em colheita mecânica de Mirtilo, temos que ter em atenção vários fatores:
›    O destino do fruto (transformação e comercialização para consumo local em fresco);
›    A seleção das variedades (aposta em novas variedades de maturação concentrada);
›    O compasso de plantação;
›    A preparação do terreno;
›    Faixas de circulação;
›    Os acessos ao pomar;
›    Condições de acondicionamento e transporte após colheita;
›    Local para recolha e conservação do fruto com equipamento de frio.

Em relação à escolha das variedades mais adaptadas à colheita mecânica, convém ter em atenção os seguintes fatores: desprendimento fácil do pedúnculo, cicatriz pequena, resistência da epiderme, polpa consistente e maturação concentrada. Como exemplo de variedades com estes requisitos destacam-se a Liberty, a Drapper, a Camélia e a Bluegold, para além de outras.

O compasso de plantação para além de ser fundamental para uma boa qualidade do fruto, deve permitir a mecanização necessária para a manutenção do pomar e para a colheita mecânica, sendo recomendável uma distância na linha de 1 m a 1,5 m e na entrelinha 3 m. A utilização de camalhões também favorece este tipo de colheita, garantindo melhores condições ergonómicas à pessoa que colhe.

Tendo em conta que a colheita manual do mirtilo é um dos principais custos associados à cultura desta baga, é necessário encontrar soluções inovadoras que permitam reduzir custos e maximizar a rentabilidade do produtor e foi com este intuito que a experiência foi realizada em Sever do Vouga. Desta experiência, concluímos que existe interesse e potencial para se investir na apanha mecanizada, especialmente em pomares de maior dimensão.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip