CE anuncia novidades no armazenamento privado de leite em pó desnatado e queijo

Dentro das medidas anunciadas pela Comissão Europeia (CE) para travar a crise do setor do leite, estão a abertura ao armazenamento privado de leite em pó desnatado e de queijo.

Para o leite desnatado em pó, a ajuda proposta pode desenvolver com o armazenamento privado existente, com algumas alterações, como o aumento em 100% do montante da ajuda, que passa de 16 para 36 cêntimos por dia e toneladas.

Para além disso, o prazo de duração será alargado até um ano, frente aos atuais três e sete meses, o que permite obter a mercadoria aos nove meses mas com penalização.

A CE fixou ainda um limite de 100 mil toneladas não repartidas por país.

No caso do armazenamento privado de queijos, serão suscetíveis todos aqueles que se possam armazenar. A ajuda será de 15,57 euros mais 40 cêntimos por dia e toneladas e a duração de armazenamento de 60 a 210 dias, com um limite máximo de 100 mil toneladas, repartidas entre os países em função do seu nível de produção de queijo.

Com este acordo, Bruxelas pretende evitar o que se passou em setembro passado, quando se abriu a mesma e foi utilizada maioritariamente por Itália. Caso algum país não use a sua quantidade durante três meses, esta pode ser dividida entre os Estados-membros.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip