CA emite 300 milhões de euros de dívida sustentável

O Grupo Crédito Agrícola realizou, através da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, C.R.L., a sua primeira emissão de dívida no mercado internacional, em concreto títulos representativos de dívida sénior preferencial ligados à sustentabilidade social.

A emissão, no montante de 300 milhões de euros, terá um prazo de 5 anos, com opção de reembolso antecipado no final do quarto ano e um preço de emissão de 99,906%, com uma taxa de cupão anual de 2,50% nos primeiros 4 anos, e remunerada posteriormente à taxa Euribor 3M, acrescida de uma margem de 260 pontos base. A liquidação ocorrerá no dia 5 de Novembro de 2021. A Moody’s Investor Services atribuiu um rating de “Ba2” com Outlook estável a esta emissão.

Após o roadshow realizado entre os dias 25 e 26 de Outubro, a colocação da emissão ocorreu com sucesso, com interesse de mais de 50 investidores institucionais, com destaque para fundos de investimento (61%) e instituições de crédito (31%), com a seguinte repartição geográfica: Portugal (28%), Espanha (27%), Reino Unido (24%) e outros (21%).

Esta emissão inaugural de dívida social sénior preferencial permite ao Grupo Crédito Agrícola superar a meta intermédia vinculativa do requisito de MREL TREA a cumprir à data de 1 de Janeiro de 2022 (19,09%), com uma folga de 175 pontos base.

O BBVA, Credit Agricole, JPMorgan e o Unicredit actuaram como joint bookrunners e joint lead managers, tendo a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e a Clifford Chance LLP (UK) actuado como assessores legais.

Estando os valores cooperativos e de Sustentabilidade patentes de forma muito relevante no ADN do Grupo Crédito Agrícola, esta emissão destina-se a financiar e/ou refinanciar Activos Sociais Elegíveis, no âmbito do Framework de Obrigações de Sustentabilidade, disponível para consulta em www.creditoagricola.pt/institucional/investor-relations.

O sucesso da presente emissão de dívida espelha o reconhecimento, por parte do mercado, da rentabilidade, solidez, liquidez e resiliência do Grupo Crédito Agrícola, a par do seu compromisso no apoio e financiamento sustentável da economia Portuguesa e na promoção do desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip