Brasil é o principal destino do azeite de oliva do Chile

azeite

A associação que reúne 37 dos principais produtores de azeite de oliva extra virgem chileno, a Chile Oliva, anunciou que, em 2014, o Brasil se tornou no primeiro destino das exportações de azeite de oliva chileno, superando os EUA, que liderou a lista até 2014.

Aproximadamente 70% das plantações de oliveiras chilenas estão destinadas à produção de azeites de oliva de qualidade extra virgem e 30% para produção de azeitona de mesa, indica a associação.

Atualmente, são 24 mil hectares de oliveiras plantadas naquele país e uma produção de mais de 17 mil toneladas de azeite de oliva extra virgem entre os meses de maio, junho e julho.

As principais variedades cultivadas são Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Frantoio, Leccino, Coratina e Picual.

«A ChileOliva iniciou a campanha com o compromisso de investir na qualidade das exportações para surpreender novos públicos e fidelizar os apreciadores do azeite de oliva extra virgem do Chile. Esse foi o primeiro passo para fortalecer os nossos laços comerciais com o Brasil», diz Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil, escritório responsável pelas relações comerciais entre os dois países.

Em relação a 2013, o aumento foi de 65% no envio dos produtos para o mercado brasileiro, o que reforça o sucesso da campanha promovida após o lançamento, em 2014, da marca setorial Azeite de Oliva do Chile, que tem como principal objetivo demonstrar a qualidade premium do produto.

Os principais produtores estão agrupados na Associação Chile Oliva, com 37 empresas associadas, que concentram mais de 93% de participação na indústria.

Fonte: AFP/Agronegócios

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip