Bóias de navegação do Alqueva já podem ser detetadas através do Google Maps

Já é possível aceder à sinalização de navegação na albufeira do Alqueva através do Google Maps.

Alqueva no Google maps

Texto: Ana Catarina Monteiro

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) criou um mapa com a localização original de todas as bóias e eixos de navegação, acessível no Google Maps para consulta a partir de qualquer dispositivo com ligação web.

A medida surge depois de se constatar que algumas das bóias de navegação instaladas na albufeira de Alqueva são "vandalizadas e alvo de usos indevidos, por vezes soltando-as da sua amarra, fazendo-as derivar pela superfície da albufeira", explica em comunicado a empresa.

A EDIA chama a atenção para a função das bóias de sinalização, que servem "somente para facilitar a navegação à vista no espelho de água, nunca devendo, por isso, servir para, entre outros usos, amarração de embarcações ou artes de pesca", detalha.

A empresa está também a trabalhar numa aplicação mais completa onde, através de um telemóvel, não só terá a indicação da localização desta sinalética de navegação, como terá também informação da cota da albufeira em tempo real, e a localização e informação de pontos de interesse, submersos ou nas margens, entre outras funcionalidades.

A albufeira de Alqueva encontra-se em torno da cota 146, 16 metros acima do seu nível mínimo de exploração, armazenando um volume a rondar os três mil hectómetros cúbicos.

Leia também: Edia facilita acesso às Águas do Alqueva para fazer face à seca

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip