EDIA facilita acesso às águas do Alqueva para fazer face à seca

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) vai facilitar o acesso à água presente nas infraestruturas e reservatórios que gere, auxiliando os agricultores no combate à seca climatérica.

Texto: Ana Catarina Monteiro

Os agricultores posicionados em torno do Alqueva podem recorrer à EDIA para fins de abeberamento de gado e para rega de emergência de culturas, que será dispensada "sempre que tecnicamente possível”.

Segundo a empresa, a atual seca que a região atravessa está a afetar “também a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)”, dá conta em comunicado.

Assim, os agricultores interessados neste apoio podem dirigir-se à sede da EDIA, em Beja, ou às delegações dos diferentes perímetros de rega para procederem à sua inscrição. A EDIA analisará depois, em cada situação, qual o ponto da rede e as condições em que os volumes requeridos poderão ser disponibilizados.

O preço da água destinada à rega é fixado "de acordo com o disposto no despacho n.º 3025/2017, de 11 de abril", e poderá ser consultado no site da EDIA.

A EDIA garante ter “facilitado os procedimentos administrativos para assegurar a flexibilização e facilitação de pontos de acesso à água para rega, a título precário, através de reservatórios, albufeiras do sistema primário e hidrantes periféricos da rede primária e secundária de rega”.

Para mais informações, os agricultores poderão entrar em contacto diretamente com os responsáveis técnicos de cada um dos perímetros ou com a própria EDIA.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip