CITAB promove workshop online sobre os bioplásticos como alternativa sustentável

O Agrobiofilm, um bioplástico fabricado a partir de amido de milho e óleos vegetais, vai ser um dos temas abordados no workshop online de 11 de fevereiro (21h). Dedicado a produtores, distribuidores, formadores e todos os interessados em agricultura biológica (em particular de hortícolas), este evento é de participação gratuita.

Foto: CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas

O workshop “Demonstração do uso de plástico biodegradável Agrobiofilm® na cultura de brócolo em modo de produção biológica” conta com a participação dos investigadores Eduardo Rosa, Valdemar Carnide, Isaura Castro e Márcia Carvalho (CITAB), Ângela Pereira (BIOBRASSICA) e Carlos Rodrigues (SILVEX).

Utilizado para cobertura do solo, este polímero biodegradável substitui o plástico de origem fóssil sem que o rendimento e a qualidade da produção fiquem comprometidos, quando comparados com o uso de “mulch” de polietileno (PE). No final do ciclo da cultura, este bioplástico é incorporado no solo e, depois, completamente decomposto por ação de microorganismos.

«Para além de todos os benefícios inerentes à utilização de materiais biodegradáveis, com o Agrobiofilm® resolvem-se problemas relacionados com a contaminação dos solos agrícolas com plástico PE, para além de se diminuir, drasticamente, a acumulação dos mesmos em aterros e lixeiras», explica Eduardo Rosa, coordenador do projeto BRESOV em Portugal e investigador do CITAB. 

Este workshop surge no âmbito do BRESOV – Breeding for Resilient, Efficient and Sustainable Organic Vegetable Production, um projeto que quer melhorar a competitividade de três culturas hortícolas: brócolo, feijão e tomate, espécies muito comuns à mesa dos portugueses.

Liderado pela Universidade de Catania (Itália), o BRESOV envolve 10 países europeus, nos quais se inclui Portugal, representado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), China, Tunísia e Coreia do Sul.

A participação no workshop “Demonstração do uso de plástico biodegradável Agrobiofilm® na cultura de brócolo em modo de produção biológica” é gratuita, mas sujeita a inscrição até dia 10 de fevereiro.

A mesma deverá ser feita aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip