Azeite: Andaluzia solicita dados sobre campanha de todos os países produtores da UE

azeite

A COAG-Jaén, a associação de produtores da Andaluzia, pediu esta terça-feira, dados sobre a campanha de todos os países produtores de azeite da União Europeia (UE).

O pedido, esclareceu a associação, justificou-se tendo em conta que a Junta de Andaluzia publicou os dados da capacidade para a campanha oleícola 2015/2016.

Segundo a COAG-Jaén apenas desta forma não haverá desvantagens com os restantes países, lembrando que a Andaluzia é a única que apresenta dados oficiais avaliados por uma administração pública.

O secretário-geral da COAG-Jaén, Juan Luis Ávila, afirmou que não podem continuar a permitir que o resto dos países produtores, pelo menos da UE, continuem a apresentar valores pouco específicos, sem qualquer estudo oficial, o que prejudica os produtores de Espanha.

O pedido foi apresentado à Conselheira de Agricultura, Carmen ortiz, que se mostrou muito recetiva perante a proposta que pode melhorar a situação do setor oleícola em geral.

Em relação os valores divulgados e que revelam uma produção de 1,2 milhões de toneladas em Espanha para a campanha 2015/2016 e de 485 mil toneladas para a província de Jaén, a COAG-Jaén aponta que coincide com as previsões desta coordenadora, que prevê uma colheita média.

Fonte: Agrodigital  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip