Aumento de Produção com Tecnologia LED

Por: João Martins

A Energia em Conserva tem vindo a disponibilizar soluções de valor acrescentado para a agricultura. O departamento EEC agro disponibiliza um serviço de consultadoria, onde em conjunto com o agricultor estuda a sua plantação e propõe soluções de forma a tornar o seu negócio mais eficiente e rentável.

Apresentamos neste artigo uma solução de crescimento para plantações através de iluminação LED com espectro adequado ao seu crescimento. A luz solar é essencial ao crescimento e desenvolvimento da planta, no entanto devido a condições geográficas  e climatéricas, nem sempre dispomos da quantidade de luz solar necessária à planta, assim cada vez mais se recorre a iluminação artificial para aumentar a produção e potenciar as características de plantas e frutos. A luz é essencial às plantas, uma vez que é através dela que se dá o processo de fotossíntese, processo este essencial para o bom crescimento da planta potenciando as características a nível de tamanho, cor, sabor e açucares, o que permitirá obter um fruto ou, flor, hortícola, entre outros, de qualidade superior.

Os alimentos apenas disponíveis em certas alturas do ano, designados sazonais, dependem de condições climatéricas próprias. É possível disponibilizar este tipo de produto durante todo o ano protegendo as culturas através de estufas e até mesmo aquecendo-as no inverno. No entanto não é suficiente para obter um produto rentável e com características superiores para colocar no mercado. A luz é essencial para a planta produzir os nutrientes suficientes ao seu desenvolvimento, disponibilizando o correto espectro solar bem como aumentando as horas de luz por dia, podemos obter plantas maiores e mais vigorosas em menos tempo. Além de aumentarmos a produção elimina-se o uso de químicos para crescimento, quebra-se a dormência de inverno das plantas, como é exemplo da planta de morango (1).

As lâmpadas incandescentes bem como as Lâmpadas de alta pressão de sódio são muito utilizadas em algumas plantações, mas devido à presente eliminação do mercado das lâmpadas incandescentes e do consumo elevado tanto das incandescentes como das de alta pressão de sódio, tornam-se soluções pouco competitivas no médio prazo. Além disso apresentam um espectro de luz muito amplo e desnecessário para muitas plantas, como é o caso dos morangos, aquecem o ambiente da estufa devido à baixa eficiência energética e quando colocadas perto das plantas podem queima-las, necessitando assim de uma altura significativa em relação à planta para garantir uma uniforme distribuição da luz. Em muitos casos este tipo de iluminação não pode mesmo ser utilizado devido à elevada perturbação da temperatura controlada das estufas.

Em contrapartida as lâmpadas LED tem um baixo consumo energético podendo chegar uma poupança em cerca de 80% com o controlo do comprimento de onda pretendido e diferente de plantação para plantação. (1) As lâmpadas LED têm também maior tempo de vida util, cerca de 5x mais do que as lâmpadas convencionais, o que permite economizar no consumo energético, manutenção e na substituição por novas lâmpadas. Os LED produzem muito pouco calor devido à elevada eficiência, não afetando a temperatura das estufas e podendo desta forma ser colocadas perto das plantas, aumentando a eficiência e não queimando a planta.

Em suma a iluminação LED melhora a qualidade da produção, aumenta a rentabilidade da produção e é amiga do ambiente.

A Energia em Conserva em parceria com a Philips disponibiliza o estudo, implementação e acompanhamento de soluções de iluminação LED apropriadas à sua cultura. A gama de iluminação Philips GreenPower LED flowering lamp combina baixo consumo energético com o espectro adequado à sua plantação. A Philips através de investigação e testes de campo desenvolveu três lâmpadas diferentes, com três tipos de espectros de luz diferentes, para três tipos de necessidades de planta (1): 100% vermelho longínquo (FR),  Combinação de vermelho com branco (DR/W) e Combinação de vermelho, branco e vermelho longínquo (DR/W/FR).

Com a correta formula da utilização destas lâmpadas consegue-se alongamento dos troncos, produção antecipada e redução das más formações. (2) O custo com a primeira instalação das lâmpadas é compensado com a poupança energética e os benefícios obtidos (3):

›    Estabilização e melhoria da produção das plantas, aumentando os lucros;
›    Diminuição dos ciclos de crescimento aumentado o numero de produções e as datas de produção, aumentando a vantagem competitiva;
›    Melhor utilização dos espaços;
›    Plantas mais uniformes e com melhor qualidade;
›    Aumento da taxa de sobrevivência;
›    A elevada eficiência das lampas diminui os custos energéticos quando comparado com outro tipo de iluminação;
›    A elevada durabilidade das lâmpadas diminui as substituições até 5 vezes menos;
›    A qualidade da irradiação mantem-se durante o tempo de vida da lâmpada;
›    Esta iluminação não obriga a ter outro tipo de luz para se observar as plantas;
›    Diminui o uso de aquecimento devido à estabilidade e resistência da planta.

A Energia em Conserva alia-se aos agricultores com o objetivo de tornar as suas plantações mais competitivas. Apoiamos o sector agrícola com soluções à medida de cada cliente.

Bibliografia
Koninklijke Philips Electronics N.V. Growing Value. [Online] 2013. www.philips.com/horti.
Philips. Overview of Case Studies. [Online] http://www.lighting.philips.com/main/application_areas/horticultural/projects.wpd.
Royal Philips N.V. Philips LED Lighting in horticulture. [Online] 2014. www.philips.com/horti.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip