Associação Smart Waste Portugal realiza Conferência subordinada ao tema “Energia e Economia Circular”

No próximo dia 26 de setembro, às 14h, no Auditório EDP em Lisboa, a Associação Smart Waste Portugal vai realizar a sua Conferência anual subordinada ao tema “Energia e Economia Circular”. Este encontro visa reunir especialistas do setor e decisores políticos, para abordarem os desafios e oportunidades urgentes na interseção dos princípios da economia circular e da energia agregando vários stakeholders distintos.

 

A Conferência deste ano traz uma nova perspetiva, colocando uma forte ênfase na relação crucial entre os princípios da economia circular e o setor energético e vai apresentar o que o Governo tem feito e quais as medidas que podem vir a ser implementadas, contando com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática na Sessão de Abertura e também com a presença muito importante das empresas que diariamente colocam em prática estes conceitos.

Contamos também com a participação de dois Keynote Speakers, de referência no setor energético, a Professora Isabel Soares e o Professor Jorge Vasconcelos. E, haverá lugar para a realização de dois painéis de discussão, concebidos para promover a troca de ideias e inspirar soluções viáveis para os desafios que enfrentamos - "A Economia Circular como Estratégia de Descarbonização da Indústria": Brisa, EDP Geração, Secil, Vidrala e Vista Alegre Atlantis e “O Resíduo como Recurso para a Produção de Energia”: PRIO Bio, Grupo Greenvolt, LIPOR, Floene e Veolia Portugal. No final, o Presidente da ADENE irá apresentar os Final Remarks e as linhas de força da Conferência.

Analisar a crise das matérias-primas e a crise energética, olhar para a economia circular como estratégia de descarbonização da indústria e ter em consideração que o resíduo pode ser um recurso usado para a produção de energia, são alguns dos temas que irão ser abordados e que enfatizam a necessidade de soluções sustentáveis e circulares, uma vez que podem ajudar a mitigar os impactos da escassez de recursos, da produção de resíduos e da degradação ambiental, enquanto promovem a resiliência económica e a uma maior capacidade de produção de energia, cada vez mais limpa.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip